Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em sua 38ª edição, Casa de Criadores lança cursos de capacitação para novos estilistas


A 38ª edição da semana que apoia novos talentos da moda acontece entre os dias 13.10 e 16.10, e vem cheia de novidades



Camarim do estlista Isaac Silva na 37ª Casa de Criadores (Foto: Instagram/Reprodução)

Após 37 temporadas apoiando jovens talentos da moda brasileira, aCasa da Criadores prepara-se para um novo passo. Em sua 38ªedição, o evento deixa de ser apenas um palco para marcas em ascensão e passa a ser protagonista na formação de novos empreendedores da indústria da moda.

Cada vez mais seletiva na escolha dos estilistas que apresentamsuas coleções na passarela – focando primordialmente naqueles que possuem real potencial no mercado –, o vasto time por trás da Casa de Criadores passou a perceber que era necessário muito mais que um desfile para alavancar uma marca. É isso que conta Mario Viana, organizador e uma das peças-chave do evento.  "Não basta oferecer um palco para que se apresentem coleções. Nos demos conta que isto não era o suficiente, pois são poucas as marcas que conseguem se desenvolver [após o desfile]", conta Mario em entrevista àVogue.

 

O motivo? Nem falta de criatividade, nem de financiamento, mas sim, de gestão de negócios. E é por isso que, a partir de novembro, a Casa de Criadores passará a ter um papel que, nos dias de hoje, talvez seja até mais importante que ter modelos cruzando a passarela: capacitar jovens estilistas nas áreas administrativas.

Croqui de Tarcísio Brandão, que desfila na próxima edição da Casa de Criadores (Foto: Reprodução)

"A partir de novembro, a Casa irá lançar uma série de cursos de capacitação focados na área de gestão de negócios de moda", revelou Mario. Divididos entre aulas online (gratuitas) e presenciais (pagas), profissionais do ramo poderão se aprofundar em questões vitais para o sucesso e funcionamento de uma marca, como planejamento, marketing, financiamento e atacado. "Novos nomes com novas práticas de gestão vão poder fazer a diferença", derrete-se o organizador sobre o novo projeto.

A ideia é que a Casa de Criadores se transforme em um Instituto, e que tenha também uma vocação para o treinamento de novos profissionais do meio fashion. "Tenho muito contato com estes estilistas. Eles recebem apoio e não sabem o que fazer com o dinheiro, como criar um negócio, como financiar", explica Viana. "Com isso, acredito que a Casa vá cumprir uma nova função em não só dar o palco, mas por ajudar este jovem empreendedor a se desenvolver".

Felipe Fanaia desfilou na Casa de Criadores seu Verão 2015 (Foto: Instagram/Reprodução)

O primeiro curso presencial – que terá inscrições abertas online a partir do final de outubro, pelo valor de R$ 190 – terá duração de dois dias e contará com quatro módulos: "você quer mesmo montar uma marca?"; "como montar um plano de negócios"; "como financiar o seu negócio" e "como dar visibilidade para sua marca".

Outra empreitada do Instituto Casa de Criadores é no varejo: Mario conta que, em breve, serão lançados cursos de capacitação para profissionais de venda. "O estilista vai, faz sua coleção, seu desfile, a mídia comenta... mas, quando o produto chega na loja, não há ninguém que saiba falar sobre ele", conta. Com o tempo, serão lançados diversos outros curos presenciais e virtuais – estes, aliás, serão ministrados através de um novo portal, que inaugura até o final deste mês.

A 38ª edição do evento acontece entre os dias 13.10 e 16.10, no Campo de Marte, em São Paulo.  Apresentada pelo Grupo Lunelli, com patrocínio das marcas Cravo&Canela e Hangar 33, o evento traz entre seus (muitos) destaques a presença de marcas de streetwear em seu line-up, como a Cotton Project, Ben, Heloisa Faria, Der Metropol e Corre Sempre, do rapperEmicida.  Mais informações no site oficial da Casa de Criadores. (LARISSA GARGARO)

Croqui da marca gaúcha Också (Foto: Reprodução)


Exibições: 262

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabens pela iniciativa brilhante de capacitar estes jovens estilistas ou empreendedores, ou estilistas empreendedores, nunca vi ninguem se preocupando com isto aqui no Brasil, as semanas DONOS das semanas de moda so estao mesmo preocupados em arrancar duzentos, trezentos mil de uma marca ou estilista com talento ou nao e fica tudo certo pelo menos nas contas deles, para quem paga ja começa ficando tudo errado, porque como bem disse ai acima, ninguem pergunta se aquela marca tem um plano de negocio, se aquela marca ou o estilista tem alguma formaçao tecnica para gerir um negocio e por ai vai, resultado todo dia nasce pelos menos cem novas marcas e quase nehuma sobrevive e muitas vezes o canto do ciene é a passarela, a marca se endivida e por nao ter produto e maturidade depois disto ela morre, conheço inumeros casos assim, mais uma vez parabens a equipe da casa dos criadores pela excelente e brilhante decisao.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço