Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Em Veneza, Giorgio Armani fala da sua carreira, do seu ADN, dos seus pares e da sua energia sem limites

Giorgio Armani, que organizou um desfile e uma festa “One Night Only” em Veneza no fim de semana, encontrou tempo para uma rara e sincera entrevista com a FashionNetwork.com.
 
Surpreendentemente, Armani completou 89 anos em julho, mas ainda tem a energia de um atleta profissional com apenas um quarto da sua idade.
 Embora a sua saúde esteja mais frágil, a sua mente e temperamento ainda estão claros e sólidos como sempre. Excecionalmente, concordou com esta rara entrevista à FashionNetwork.com, relembrando a sua notável carreira, considerando o seu ADN e dando a sua opinião informada sobre os seus colegas designers.
 
Trabalhador, Giorgio Armani esteve ocupado no dia seguinte ao desfile a desenvolvar as suas próximas duas coleções - Giorgio Armani e Emporio - que serão apresentadas dentro de duas semanas em Milão. O sol parece nunca se pôr para este criador único.


Giorgio Armani - Courtesy


FashionNetwork.com: Por que escolheu Veneza para a mais recente edição do One Night Only?
 
Giorgio Armani: As cidades que escolho para os meus eventos One Night Only são sempre especiais para mim. É importante que tenham um carácter muito distinto e que sejam cidades universais que correspondam à natureza global das minhas perspetivas. Veneza cumpre certamente esses critérios e atrai-me ainda mais por ser um destino italiano emblemático. Também associo Veneza ao cinema, por causa do festival de cinema que aí se realiza, e este One Night Only terá lugar durante o 80.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o que constitui o cenário perfeito.

FNW: O que representa Veneza para si?
 
GA: O que representa para a maioria das pessoas, penso eu: uma atmosfera extraordinária, história, romantismo e, claro, beleza. Veneza é incrivelmente bela, para onde quer que se olhe fica-se cativado. É por isso que é tantas vezes a cidade preferida dos românticos.
 
FNW: Quando veio a Veneza pela primeira vez e por quê?
 
GA: Talvez seja estranho, mas não me lembro da primeira vez. É como se sempre tivesse conhecido Veneza, o que provavelmente se deve a todos os filmes e pinturas em que aparece. Mas, lembro-me de uma ocasião, em 1990, quando vim ao festival de cinema para apresentar a estreia mundial de Made in Milan, o documentário que Martin Scorsese fez sobre o meu trabalho. Foi um verdadeiro acontecimento e fizemos uma grande festa no Ca' Leone na Giudecca.
 
FNW: Como definir o ADN de Giorgio Armani?
 
GA: Eu desenho as minhas criações através de um processo de subtração, de despojamento até ficar apenas com o essencial. O ADN da estética da minha marca reflete esta visão que se baseia na elegância, na sofisticação e num estilo atemporal.
 
FNW: Qual é a definição do homem e da mulher Armani?
 
GA: São pessoas que procuram um estilo atemporal em vez de tendências passageiras. Pessoas que entendem que as roupas existem para realçar o caráter, não para sobrecarregá-lo ou disfarçá-lo. Pessoas que desejam estar vestidas com elegância, em vez de ostentação. Pessoas que confiam em si mesmas e que também retiram confiança da sofisticação da minha estética.

FNW: Tiveram meses de junho e julho notáveis, com desfiles deslumbrantes da Emporio e da Giorgio Armani em Milão, e da Privé em Paris. Onde ainda encontra energia necessária para ser tão produtivo?
 
GA: Sempre tive uma energia ilimitada. Sou perfecionista e sempre curioso. Isso significa que estou constantemente a esforçar-me para experimentar coisas novas, para ultrapassar novos limites, para ver o que posso realizar. O meu trabalho é a minha paixão e nunca me canso do prazer que me traz.
 
FNW: Meio século depois de abrir seu primeiro escritório de design com Sergio Galeotti no número 37 do Corso Venezia, como continua a encontrar novas inspirações?
 
GA: A inspiração existe se se estiver aberto a ela. Vem da minha imaginação, das minhas memórias, das minhas observações das pessoas e da minha pesquisa online e em livros. Encontro-a em todo o lado – nos filmes que vejo, nas conversas que tenho e nas viagens que faço. O mundo é a minha fonte de inspiração. Sempre foi e nunca deixa de me surpreender e encantar.
 
FNW: Desfila nas passarelas internacionais há 48 anos. Se tivesse que escolher as suas três ou quatro coleções favoritas, quais seriam?
 
GA: É uma tarefa difícil, mas vamos tentar: as minhas coleções de 1979 que formaram a base do guarda-roupa de Richard Gere em American Gigolo - o look do filme que apresentou a Armani ao mundo; a coleção feminina outono/inverno de 1981, inspirada em Utamaro, o pintor japonês, que apresentava espartilhos brilhantes e formas de armadura que lembram os fatos dos samurais e guerreiros japoneses, e que ficou em dívida com o filme Kagemusha, de Akira Kurosawa, de 1980. Mais recentemente, a minha coleção outono-coleção feminina inverno 2022, com referências ao Art Déco, que influenciou significativamente o meu design ao longo da minha carreira. As minhas coleções de alta costura em geral, como a que apresentei em janeiro, inspiram-se na fantasia de um baile veneziano onde os vestidos brilham e parecem dançar. É também esta coleção que está na origem da ideia de um evento em Veneza.

FNW: Armani, a marca, e Armani, a pessoa, sempre mantiveram relações próximas e únicas com grandes atrizes e atores, com Hollywood e com o cinema em geral. Porquê?
 
GA: Já mencionei o American Gigolo, que foi um ponto de viragem na minha vida. Este foi o momento em que descobri o poder do cinema para expressar a minha visão de design a um público mundial. A partir daí, garanti estar aberto a parcerias com filmes - acredito que já trabalhei no figurino de mais de 250 filmes até hoje - e, devido a isso, muitos atores e diretores descobriram as minhas coleções. O que me dizem é que se sentem confiantes nas minhas roupas, que sabem que estão belos. Isso foi significativo, especialmente na passadeira vermelha. Acredito que a Armani é considerada a marca que vai sempre fazê-los ficar bonitos numa première.
 
FNW: Criou sua própria casa a partir do zero. Que conselho daria a um jovem designer que está começar?
 
GA: Siga a sua visão. Com paixão e determinação. Seja verdadeiro consigo mesmo. Se tem algo a dizer de forma criativa, garanta que o diz, independentemente do que esteja a acontecer à sua volta. Assim, não se irá perder. E prepare-se para trabalhar muito, muito arduamente. O talento irá levá-lo longe. Mas, a dedicação séria é a chave do sucesso. Nenhuma pessoa criativa jamais alcançou o sucesso a não ser através de trabalho árduo.
 
FNW: Vem de uma família relativamente modesta de Piacenza, que não tem nada a ver com moda. Quando e como percebeu que estava destinado a seguir carreira na indústria?
 
GA: Demorou um pouco. Tive um falso começo pensando que a medicina seria a minha carreira. Depois, por acaso, fui contratado pelo responsável de comunicação da La Rinascente, os primeiros grandes armazéns de Milão, onde trabalhei como merchandiser. Rapidamente consegui um cargo junto dos compradores, o que me levou a ser contratado por Nino Cerruti para trabalhar com ele como designer. E foi aí que tudo aconteceu. Encarregou-me de tentar encontrar formas de tornar a alfaiataria menos restritiva e mais descontraída. De muitas maneiras, este tem sido o trabalho da minha vida - tornar as roupas formais confortáveis e modernas.

 
FNW: Nos últimos anoscolocou muita ênfase na Armani Casa Hotels e na construção de uma série significativa de hotéis, arranha-céus e edifícios de dupla utilização. Por que motivo esse projeto foi tão importante para si?
 
GA: Desde muito cedo sonhei com o que se poderia chamar de estilo de vida Armani. Era um criador de roupas e acessórios, mas trabalhava para alcançar uma visão estética particular e, desde o início, vi como essa visão, essa filosofia de design, poderia ser aplicada a outras áreas. Os perfumes foram um passo lógico, assim como os produtos de beleza. Mas, isso não é tudo. O design de interiores também me atraiu e comecei a pensar em como aplicar os meus designs de interiores Armani/Casa a outros espaços. Bastou um pequeno salto de imaginação para chegar ao conceito de residências e hotéis Armani. Atualmente também existem restaurantes e cafés Armani. E discotecas. Flores e chocolates.
 
FNW: Que outros designers – pelo menos cinco, por favor – respeita e admira? E porquê?
 
GA: Coco Chanel era um grande talento, e a sua exploração do conforto e da simplicidade nas roupas foi uma fonte de inspiração para mim. Este conceito também se aplica às minhas roupas masculinas. O corpo é o ponto de partida e o ponto final de tudo o que faço. E depois, claro, Nino Cerruti, que me deu confiança e me ensinou o básico do meu trabalho. Com ele aprendi a busca por um novo estilo clássico: suave e absolutamente não rígido. Para mim, foi um exemplo de consistência de estilo e intuição.

E Jean Paul Gaultier, o enfant terrible da moda, que soube manter como nenhum outro o seu entusiasmo e a sua inocência, mas também a capacidade de quebrar regras e barreiras usando apenas a imaginação. Aprecio também o trabalho de Dries Van Noten, Hedi Slimane e Giambattista Valli. E adoro Paul Smith pelo seu espírito independente e teimoso. De modo geral, admiro quem faz o que tem que fazer, no seu ritmo, e que não segue as regras.
 
FNW: Daqui a 100 anos, como gostaria que a Armani fosse vista?
 
GA: Como espero que seja hoje: como uma linha ao serviço de quem usa, uma coleção que permite que as pessoas tenham o melhor aspeto possível, mas sentindo-se confortáveis e relaxadas. Um guarda-roupa que é elegante sem esforço e é o epítome de uma grande qualidade, não só em termos de fabrico, mas também em termos de design. Um guarda-roupa que pode ser usado com confiança durante muitos anos, tornando-o um verdadeiro luxo.

Daqui a um século, também espero que a Armani seja completamente sustentável – em termos de produtos e como empresa. Acrescento que compensarei todas as emissões residuais de gases com efeito de estufa associadas ao próximo One Night Only, apoiando projetos ambientais destinados a restaurar o ecossistema e a biodiversidade da lagoa veneziana, e que farei também uma doação a uma organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas para ajudar a proteger a lagoa.

POR

Godfrey Deeny

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