Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresários de Terra Roxa buscam ajuda para tentar aumentar vendas-Vestuário

Cidade tem aproximadamente 40 fábricas de roupas infantis.
Produção tem perdido espaço principalmente para produtos da China.

 Terra Roxa, no oeste do Paraná, tem aproximadamente 40 fábricas de roupas e se tornou polo do vestuário infantil. Mas por causa da crise, os clientes têm procurado cada vez mais os produtos importados e os empresários da cidade buscam ajuda para conseguir aumentar as vendas.

A produção continua no mesmo ritmo que antes, mas a cada ano, os clientes tem dado preferência para os produtos importados, principalmente da China. “A situação é bem preocupante. Nos últimos 10 anos, a entrada de produtos de vestuário no Brasil aumentou 25 vezes”, afirma o consultor de vendas Leonardo Santos.

Este ano, alguns comerciantes que ainda não tinham sentido mudança nas vendas, perceberam uma queda brusca em relação ao ano passado. “Nós tivemos uma queda em torno de 35% do ano passado para cá. Então, é um reflexo da atual situação econômica que a gente passa no país, mas o nosso setor, que muitas vezes não chegava a ser tão atingido, foi atingido com essa crise”, comenta a empresária Tereza Topolniak.

Para tentar ajudar os empresários, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) está promovendo debates em várias cidades para orientar os fabricantes sobre como lidar com a crise. “São dois objetivos, o primeiro situar as empresas sobre qual é a extensão dessa crise. O segundo objetivo é, dado que estamos em crise e que a crise vai durar um determinado período tempo, e esse período será longo, o que você pode fazer para aproveitar esse momento”, explica Santos.

A primeira alternativa é cortar gastos. “Às vezes custos que você nem percebe, custo é que nem unha, você tem que cortar todo o dia. Então, esse é o momento para mostrar que você precisa olhar para a sua empresa e se reinventar. Porque em momento de calmaria você acaba não fazendo isso”, ressalta a coordenadora de vestuário, Carla Werkhauser.

A próxima rodada de palestras e debads do Seabre será em Apucarana, no norte do Paraná, no dia 29 de julho e depois em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, no dia 4 de agosto.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/07/feira-de-vestuar...

Exibições: 258

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço