Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A BMD Têxteis venceu o 6º. Prêmio Nacional de Inovação da CNI/Sebrae na categoria “Inovação de Processos”, modalidade “Médias Empresas”. O anúncio foi feito durante solenidade de premiação realizada durante o 8º. Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, em São Paulo, no dia 10 de junho. Ao todo, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos: entre as grandes, WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker; Akaer, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas; e os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos.

BMD Têxteis recebe premiação em São Paulo - Crédito da foto: CNI

A BMD Têxteis é de Camaçari, na Bahia. Fabrica tecidos técnicos e geossintéticos e é considerada referência na América Latina na produção de tecidos de malha de urdidura com inserção de trama e utilização fios de poliéster de alta tenacidade. A principal inovação em processos foi o desenvolvimento de uma máquina automática capaz de substituir outros quatro equipamentos nas atividades de furar, estampar e costurar tecidos. A inovação possibilitou ganhos na produção de lonas, redução de custos na operação e propiciou mais segurança aos trabalhadores. Também desenvolveu um pigmento líquido para o subprocesso de pintura de produtos em parceria com seu fornecedor. O projeto permitiu uma redução de tempo de setup de máquinas e redução também do lote econômico de produção.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em primeiro lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do SENAI, SESI e Sebrae.

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST). 

 “Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou o vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso.

https://www.abit.org.br/noticias/empresa-textil-vence-premio-nacion...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 588

Responder esta

Respostas a este tópico

  “Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço