Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresa Têxtil Instala Unidade de Produção em Presídio Feminino

Criar, por meio do trabalho, as condições necessárias para que o reeducando possa ser reintegrado à sociedade de forma produtiva, é umas das prioridades da Secretaria de Ressocialização (Seres).

Para isto, foram firmadas diversas parcerias visando ampliar a oferta de trabalho externa e interna. No início de setembro, a Rochelle Têxtil iniciou a produção da sua Unidade III, instalada na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima.

Inicialmente, 15 reeducadas do regime semiaberto estão sendo beneficiadas. Elas atuam nas áreas de costura e embalagem dos lençóis e fronhas que são produzidos no local. A meta é que as dez máquinas de costura industrial fabriquem mensalmente 90 mil peças, que serão distribuídas para todo o Nordeste.

Além dos benefícios da laborterapia, as trabalhadoras participam de ginástica laboral três vezes por semana. Para a fisioterapeuta, Tádia Raquel, a iniciativa é relevante na prevenção de doenças. “A ginástica é importante, pois combate a osteomusculares, além de colaborar com a ressocialização, fazendo com que reeducandas não fiquem ociosas”, explicou.

A diretora da Rochelle, Robelha Barros, enfatiza que tipo de experiência tem sido exitosa para a empresa. “Começamos na Colônia do Recife com grande sucesso. Lá temos 103 trabalhadoras. Aqui, a expectativa é empregar 60 pessoas. Acreditamos que é melhor começar pequeno e terminar grande”, finalizou a gestora.

Vanessa Maria da Silva, contemplada pela ação, elogiou a iniciativa. “É uma excelente oportunidade. Quero seguir os passos da minha mãe e trabalhar no ramo da costura quando estiver em liberdade”.

 

Oportunidades

No ano passado, a Seres firmou parceria com diversas empresas visando utilizar o trabalho dos reeducandos. Em 2011, mais de três mil vagas de trabalho foram geradas, externas e internas.   Além disso, 1,2 mil reclusos participaram dos cursos de capacitação.

 “O trabalho tem papel fundamental no processo de reintegrar o reeducando à sociedade. Desta forma, buscamos ampliar o número de parceiros, e consequentemente, oferecer mais oportunidades de trabalho aos reeducandos, pois acreditamos que esse é o caminho para a verdadeira socialização”, concluiu o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro. 

Fonte:|http://www.seres.pe.gov.br/noticia/122/empresa-textil-instala-unida...

Exibições: 283

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço