Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresários do Paraná intensificam relações comerciais Brasil-Paraguai

Uma comitiva formada por 30 empresários paranaenses desembarcou em Assunção, no Paraguai, nesta segunda-feira, dia 5, para visitar a Feira Comercial, Industrial, de Turismo e Seminários Empresariais (Fecomi). Organizada pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequena Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), a missão técnica tem como objetivo intensificar as relações comerciais Brasil-Paraguai.

Marinez Perotto, dona da Palaluke, uma pequena fábrica de jeans infanto-juvenil, localizada em Cascavel, faz parte da missão empresarial e participa do evento pelo segundo ano consecutivo. "Vou visitar uma empresa paraguaia, especializada na produção de moda praia para bebês. Estudo a possibilidade de fechar uma parceria e também oferecer esse tipo de moda para meus clientes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia", cita a empresária.

Siro Canabarro, da Tecinco Informática, também em Cascavel, diz que o Paraguai, assim como o Brasil, vive um momento de crescimento e de oportunidades. "As empresas brasileiras não podem perder a chance e vice-versa. Os dois países estão bastante próximos e temos um mercado consumidor a todo vapor, próximo da fronteira." Para Canabarro, as empresas de TI investem em certificações e a participação em eventos como a Fecomi ajuda a conquistar mercados internacionais.

Sergio Yamada, diretor-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Paraná), conta que a internacionalização ainda é um processo novo no setor. "Os empresários do Paraná começaram a se movimentar nos últimos cinco anos. Já avançamos em muitas questões, como a melhoria da qualidade de nossos produtos, o aumento no número de certificações e uma capacidade de entrega diferenciada." Tudo isso, somado a desafios a serem ainda enfrentados, fortalece o setor, no entendimento do dirigente. Para Yamada, Brasil e Paraguai têm pontos em comum, o que facilitaria uma parceria comercial em TI. "Eventos como a Fecomi propiciam esse primeiro contato."

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, lembra que o Sebrae CDT-AL é uma iniciativa do Sebrae Nacional, operacionalizada pelo Sebrae/PR, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. "Funciona como instrumento de integração entre o Sistema Sebrae e as organizações políticas, econômicas e sociais dos países vizinhos, com foco na difusão do empreendedorismo e na integração das micro e pequenas empresas. A presença de empresários paranaenses na Fecomi é uma demonstração do interesse brasileiro em implementar cada vez mais as relações comerciais com o Paraguai", destaca Hotz.

Programação

A Fecomi é um evento anual, organizado pelo Foro Brasil. Acontece no Sheraton Asunción Hotel e tem o apoio do Sebrae Nacional, numa ação coordenada com a Embaixada do Brasil em Assunção e a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur), para marcar a independência do Brasil. O objetivo da Fecomi é contribuir para trocas comerciais entre Brasil e Paraguai. Representantes de empresas de serviços, indústrias, operadoras turísticas, importadoras, exportadoras, e dos governos dos dois países participam do evento, que segue até esta terça-feira, dia 6.

O Sebrae tem um estande na Fecomi 2011, para divulgar o Sebrae CDT-AL e promover a cooperação internacional, com ênfase na solução Redes Empresariais de Negócios, que, no Paraguai, tem parceria com o Centro de Informações e Recursos para o Desenvolvimento (CIRD) e com o Parque Tecnológico de Itaipu Paraguai (PTI PY). O Programa Redes Empresariais de Negócios capacita instituições com interesse em realizar cooperação técnica com o Sebrae na metodologia de constituição e gestão de núcleos setoriais empresariais. Ao unir empresas de um mesmo setor, para atuarem em conjunto, esses empreendimentos têm mais oportunidades de crescimento e podem atuar em grupo para alcançarem objetivos comuns.

O Sebrae também realiza palestras na Fecomi, bem como coordena e executa um espaço para o diálogo empresarial, uma metodologia de encontro, de geração de oportunidades e redes de contatos, desenvolvida no CDT-AL.

Fonte:|http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=28724&op=...

Exibições: 120

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço