Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresas brasileiras têm alta movimentação na Colombiatex 2024​​

Colombiatex de Las Américas encerrou sua 36º edição com um total de 27.000 visitantes e 593 expositores de mais de 20 países. Entre os dias 23 e 25 de janeiro, em Medellín, na Colômbia, cerca de 17.000 compradores nacionais e internacionais prestigiaram a gigante têxtil do sistema de moda das Américas. Com o tema “Interconexión”, ao longo de três dias consecutivos, a feira colombiana evidenciou as vantagens competitivas da indústria com a internacionalização das marcas, a sustentabilidade dos seus processos produtivos e a hiper especialização dos atores envolvidos na valorização da cadeia da indústria do vestuário.

No total dos 17.000 compradores 13% eram internacionais de países como Equador, USA, Venezuela, Peru e México. Em acréscimo, mais de 2.000 destes compradores internacionais faziam parte da missão de compras da ProColombia, uma entidade que registra cerca de 11 milhões de dólares no mínimo, considerando a média entre oportunidades de venda geradas no evento entre os produtores locais e os compradores internacionais.

Atuando como expositores de peso, a delegação brasileira alcançou o recorde mais numeroso, participando com 42 empresas lideradas pela Apex Brasil, Abit e Abimaq, por meio dos projetos TexBrasil e Brazil Machinery Solutions. Preparada para reforçar sua presença em mercados estratégicos, ao longo dos três dias do evento, 35 companhias brasileiras fecharam mais de US$107 milhões em negócios entre vendas realizadas durante o evento e para os 12 meses seguintes, lideradas por projetos de internacionalização. Em acréscimo, sete companhias apoiadas pela Brazil Machinery Solutions movimentaram mais de U$1,6 milhão em negócios.

Pelo quinto ano consecutivo, a feira contou com a rota da sustentabilidade, destacando mais de 27 companhias com processos circulares e dando visibilidade à “Livraria de Materiais”, espaço de exposição de mais de 20 produtos inovadores, promovendo a moda consciente e o cuidado do planeta.

Em acréscimo, a rota do empreendedor foi uma plataforma de networking entre companhias emergentes e 29 companhias com larga experiência industrial.

As tecelagens brasileiras com foco no segmento denim, se posicionaram principalmente na rota da sustentabilidade, reforçando a lista de inovações eco-friendly para o setor. Vicunha Têxtil destacou os artigos Pacito em 100% algodão e Letizia em algodão e elastano, os quais recentemente ampliaram a linha de denim feitos com algodão regenerativo, que é baseado na agricultura que mantém o solo promovendo a biodiversidade e reduzindo a pegada hídrica na produção têxtil.

Canatiba Denim Industry apresentou o denim circular feito com algodão recuperado das fiações da companhia e acabamento a base de óleo de cozinha.

Covolan levou sua ampla coleção variando do 100% algodão ao mix algodão com elastano permitindo um diversificado leque de lavanderia.

Capricórnio destacou os produtos da linha Comfort Denim, que mesclam algodão com elastano power em níveis que variam de 30 a 50% com foco em shapes justos.

Santista Jeanswear destaca na feira as novidades Eco Blue No Wash e Eco Black, artigos 100% algodão que não precisam ser lavados e já são amaciados.

Cedro Têxtil levou para o evento a sua coleção Singular, com artigos que combinam conforto, qualidade e estilo, além das soluções para o workwear. A companhia recebeu durante o evento, uma placa de reconhecimento em sustentabilidade devido às suas ações ESG aos seus esforços na redução de consumo de água, energia e emissão de gases poluentes.

Ainda reforçando a força da indústria brasileira e sua pegada inovadora e sustentável no segmento denim da américa latina, estiveram Cataguases, Santanense, e Lycra.

Além das companhias brasileiras Kalimo, Spa Têxtil, Hyosung, Moltec, Kirimurê, Diklatex, Latina Têxtil, Linhas Trichê, Paranatex Têxtil, Brand Têxtil, Santa Constancia, Dalila Têxtil, Cardenas, Lunelli Têxtil, Coltex Têxtil, Grife Têxtil Texneo, Sancris Hilos y Cierres, Malhas Menegotti, Charges PCC, Nilit, FB do Brasil, Rovitex, Incofios, Cofratec, Tecnoblu e Altero (Assintecal) que estiveram no evento com o Texbrasil.

As outras sete participantes da delegação do Brasil que são apoiadas pelo Brazil Machinery Solutions (BMS), uma parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) são Albrecht, Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Porta Cabos, Sociotec e Total Ecomáquinas.

Audaces apresentou o Essence, uma plotter (impressora) de traço para corte de moldes que contribui para a economia de até 15% ao mês em matéria-prima de tecidos, se comparado a processos manuais.

Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, destacou a criatividade das soluções brasileiras apresentadas na feira. “Nossas fabricantes de tecidos, máquinas e equipamentos trouxeram soluções super inovadoras em termos de inteligência artificial, de estamparia digital e de sustentabilidade, inclusive no que diz respeito à economia de água e de energia ao longo da cadeia produtiva”, comenta. Os resultados de negócios são impressionantes e mostram como as nossas empresas foram bem recebidas pelos compradores colombianos e de outros países da região, como Peru e Equador”, avaliou Repezza.

O Brasil é hoje o terceiro principal parceiro comercial da Colômbia, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, exportando ao país produtos agropecuários (20%) e, especialmente, da indústria de transformação (80%). O comércio bilateral é facilitado pelo Acordo de Complementação Econômica nº 72, de 2017, que estabelece uma área de livre comércio com tarifa zero entre a Colômbia e os países do Mercosul. Estudos da ApexBrasil apontam, ainda, que a Colômbia é o terceiro país sul-americano com mais oportunidades de consolidação para o Brasil.

No setor têxtil, a Colômbia é um parceiro ainda mais estratégico: o Brasil é o quarto maior fornecedor de produtos têxteis para o mercado colombiano, junto de China, Índia e EUA. Na pauta exportadora, estão insumos como fibras, fios, filamentos, tecidos e linhas de costura. 

Fonte: Vivian David | Foto: Divulgação

https://pt.fashionnetwork.com/news/Arezzo-e-soma-anunciam-fusao-e-c...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 71

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço