Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mudança de planos inclui troca de fornecedor e investimento adiado

RIO e SÃO PAULO - A disparada do dólar nos últimos meses está obrigando as grandes empresas e mesmos os pequenos negócios no país a mudarem suas estratégias. No cenário em que o real tornou-se a moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar em agosto, as companhias brasileiras, principalmente fabricantes que têm partes dos componentes de seus produtos importados, estão buscando fornecedores locais, renegociando contratos, adiando lançamento de produtos ou simplesmente aceitando prejuízos a curto prazo. Isso vale para setores tão variados como fabricantes de motores, equipamentos de bombeamento industrial, acessórios de informática e de vestuário.

E o aumento de custos com a moeda ocorre num momento em que empresas começam a rever planos de investimentos, afetados pelo ritmo de crescimento da economia abaixo do esperado no início do ano.

Têxteis preparam repasse

No setor têxtil, a Linhas Bonfio tem três fábricas (duas em São Paulo e uma em Mato Grosso), emprega 350 pessoas e produz linhas de costura e fios para malharia e tecelagem. Alfredo Bonduki, presidente da empresa, diz que a alta do câmbio encarece seus custos, já que importa 40% dos insumos:

— Como nossas margens são baixas, tem que haver repasse. Mas temos de avaliar a melhor forma para isso, já que os nossos clientes são as confecções, que sofrem com a concorrência desleal das roupas importadas.

Mas, como ainda tem estoques de matéria-prima importada, o aumento nos seus preços não será imediato, mas nos próximos 60 a 90 dias. A despeito da alta de custos, o empresário acredita que o dólar mais caro deve levar as grandes redes a reduzir importações e aumentar encomendas locais, o que é bom para todo o setor.





Exibições: 421

Responder esta

Respostas a este tópico

 e uma linha boa para jeans numero 24 ,ou 36 de pesponto custa em media 69 reais...........imagine que uma maquina de jeans gasta entre 6 a 8 linhas por maquinas,,,,,,,,,

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço