Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Se você sabe tudo sobre o encaixe manual de moldes, você reconhece que este é um processo complexo, importante, que leva bastante tempo. E quando algo é feito errado coloca muito a perder. Veja neste post o que você realmente precisa saber sobre o encaixe manual de moldes e conheça uma outra alternativa fantástica e supervantajosa.

 

Para iniciar o encaixe manual de moldes é preciso ter em mãos a ficha técnica do pedido. Nela deve conter informações importantíssimas, como o modelo que será confeccionado, o tecido que será utilizado, as cores e a grade de tamanhos com suas devidas quantidades. Essas informações é que darão início ao planejamento do encaixe. Veja abaixo um exemplo de ficha.

 

Exemplo de ficha de corte apresentada na Apostila de Corte Industrial / Pedro, Edmundo da Silva, 3ªed. São Paulo: Escola SENAI “Engº Adriano José Marchini”, 2008, pag. 13.

 

Após analisar todas as informações da ficha técnica é hora de separar o tecido e os moldes que irão compor o modelo a ser cortado. Feito isso, a próxima etapa exige que o tecido seja estendido sobre a mesa de forma que permita o cortador realizar o encaixe sobre ele, testando diversas posições, sempre respeitando o sentido do fio e a largura do tecido, tendo atenção para os moldes não se sobreporem e que todas as partes dos moldes estejam encaixadas.

 

Exemplo de encaixe realizado sobre o tecido de forma manual.

 

Após realizar o encaixe manual dos moldes é preciso riscar cada um dos moldes sobre o tecido, pois o cortador jamais deverá realizar um corte com os moldes posicionados, pois qualquer movimento errado com a máquina de corte pode danificá-los.

 

Para riscar o contorno do molde sobre o tecido é necessário utilizar giz de alfaiate, lápis 6B ou caneta para tecidos. Uma dica importante é nunca utilizar caneta esferográfica, pois a tinta deste tipo de caneta pode vir a danificar o tecido ao lavá-lo, uma vez que ela pode migrar para as fibras do tecido e manchar a peça.

 

Exemplo de risco realizado sobre o tecido de forma manual.

 

Ao concluir o risco, o cortador deve cortar a folha riscada e medir qual será o tamanho do enfesto que ele deverá realizar. Desta forma, se iniciará o enfesto das folhas de tecido sobre a mesa de corte, respeitando o tamanho e a quantidade de folhas determinadas no planejamento do corte.

 

Exemplo de enfesto realizado sobre a mesa de forma manual.

 

Por fim, o cortador colocará novamente a folha com os riscos sobre o enfesto realizado e iniciará o corte das peças, que serão separadas e etiquetadas, formando pacotes de peças conforme modelos e tamanhos, que seguirão para o setor de costura, estamparia e bordados.

 

Exemplo de corte realizado sobre o tecido de forma manual.

Exemplo de pacote contendo todas as partes das peças, com quantidades corretas e separadas por tamanho.

 

Como se pode notar, o encaixe manual de moldes exige muita atenção, precisão e tempo para ser realizado (no mínimo uma hora). A boa notícia é que existe uma alternativa incrível para isto. Utilizando a inteligência do sistema Audaces para encaixe automático é possível fazer todo este trabalho em menos de 10 minutos. O sistema só exigirá que o cortador preencha as informações necessárias no computador. O resto é por conta do software, que fará os cálculos para lhe apresentar o melhor encaixe possível, respeitando todas as regras, garantindo a máxima economia no aproveitamento do tecido.

 

http://www.audaces.com/br/desenvolvimento/falando-de-desenvolviment...

Exibições: 1012

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço