Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ensaio no fundo do mar transforma plástico em moda consciente

O estilista Arthur Caliman transformou plástico marinho em vestidos para mergulhadora Karina Oliani, em belíssimo ensaio no fundo do mar. A iniciativa alerta para a epidemia de plásticos nos oceanos.

Karina Oliani, médica e mergulhadora, propôs um desafio ao estilista Arthur Caliman: transformar plástico coletado no fundo do mar em moda consciente.

O projeto possui o propósito de chamar atenção para um assunto sério: a epidemia de plástico nos oceanos. Além de trazer o olhar para questões como reutilização, reciclagem e mudança na forma como a gente lida com esse material tão prático, mas que vem deixando um rastro de poluição no planeta.

A coleta do plástico para a confecção dos vestidos

Primeiramente, todo o plástico utilizado para a confecção das peças foi coletado meses antes, pela Karina Oliani, a exploradora e ativista, conhecida como médica de aventura.

Karina, inclusive,  já escalou o Everest duas vezes e é a primeira médica brasileira especializada em Medicina do Deserto.

Karina Oliani no mar
Foto/Reprodução

Karina mergulha desde os 12 anos e é apaixonada pelo mar. Contudo, Oliani vem observando a  destruição que o homem vem causando pelos rios e oceanos, já que está com muita frequência pelos mares.

Epidemia de plástico

A ativista impressionada com a grande quantidade de materiais plásticos encontrados nesse ambiente, resolveu criar uma forma para alertar de que algo precisa ser feito.

De antemão, estima-se que 70% do plástico usado pelas pessoas acaba em nossos oceanos, desta forma, desencadeia poluição que afeta aves, mamíferos marinhos, peixes, e até seres humanos.

Lembrando  que o plástico leva ao menos 500 anos para degradar, e muitas vezes se quebra em pequenos pedaços – os chamados micro plásticos. Logo, acabam  se tornando fáceis de entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas.

Oliani espera assim,  que sua série de fotos traga mais consciência sobre a epidemia mundial de plásticos em nossos oceanos.

Karina Oliani no fundo do mar
Foto/Site Karina


Mergulho em aguas poluídas

A mergulhadora realizou a coleta do material pelas águas do porto de São Vicente e teve a ideia de transformar essa pequena ação em algo maior.

Em um local muito sujo, ela registrou todo o processo:


O resultado da coleta e a moda consciente

A princípio esse seria um desafio fácil para Oliani, porém a contaminação das águas do litoral paulista a deixaram nervosa. “Eu nunca tive que mergulhar em um lugar tão sujo.”, relatou.

Fundo do mar poluído com plástico
Foto/Clique Diário

Durante o mergulho, foi coletado cerca de 30 kg de lixo plástico que estavam espalhados no fundo do mar.

Arthur Caliman transforma plástico coletado no mar em belos vestidos

Moda lixo plástico com Arthur Caliman
Foto/Reprodução

Conhecido por luxuosos vestidos de festa, o estilista Arthur Caliman, revolucionou o cenário da moda festa e também se tornou referência no assunto.

Arthur aceitou o desafio de Karina para transformar o plástico coletado no fundo do mar, em moda consciente.

Moda lixo plástico com Arthur Caliman
Foto/Reprodução

Desta forma, participou da coleta ajudando na retirada do material e logo depois, o designer colocou mãos à obra,  para transformar tudo isso em algo especial para Karina.

Arthur Caliman no Porto de São Vicente com Karina
Foto/Reprodução

Com todo seu talento, Arthur, que já é a terceira geração de italianos modistas, é também um grande entusiasta do poder feminino. Seus vestidos são conhecidos pelo glamour e sensualidade.

Consequentemente, com este desafio não foi diferente, nasceram assim, peças exclusivas, feitas em seu ateliê, usando material plástico coletado no mar, complementando a belíssima causa de Karina.

https://www.fashionbubbles.com/mundo-em-transformacao/ensaio-no-fun...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI





Exibições: 69

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço