Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Os materiais secundários e aviamentos são aliados na construção e execução de uma peça, eles podem garantir que o caimento e a forma alcancem o resultado esperado. Alguns materiais são utilizados para dar estrutura e sustentação e uma das mais importantes é a entretela.

A entretela pode ser encontrada em diversos tipos e variam de espessura e material, podendo ser de algodão, lã, fibras de viscose, TNT (tecido não tecido) ou de malha. Segundo Fischer (2010), elas são usadas para dar forma e estabilidade em partes das peças que precisam de reforço e resistência e podem variar entre termocolante ou costuradas.

Dentre as termocolantes, deve-se observar o ponto de fusão adequado para o tecido em que se está trabalhando. Outro aspecto importante se dá na estrutura deseja da peça, pois há entretelas que podem estabilizar uma ou todas as direções dos tecidos, explica Fischer (2010).

A imagem ilustra as áreas mais comuns onde são aplicadas esse material, para estruturar e sustentar as peças.

Locais em que são usadas as entretelas/ Adaptado de FISCHER (2010)


Portanto, deve-se considerar sempre o uso das entretelas na produção das peças, constando nas fichas técnicas, bem como o consumo, o tempo e a pressão necessários para a colagem e fixação das partes.

É importante indicar que elas usualmente são cortadas com 5 mm a menos que o tamanho da modelagem, chama-se margem negativa. Isso ocorre por vários motivos, um deles é para evitar saiam do tecido e passem a cola para outra superfície, como para prevenir que as costuras fiquem grossas e pesadas.



Por Samira Troncoso
Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)


Referências
FISCHER, A. Construção do Vestuário. Porto Alegre: Bookman, 2010


http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/9/19/en...

Exibições: 573

Responder esta

Respostas a este tópico

boa recomendacao vou seguir y guardad informacao valiosa brigado  samari troncoso

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço