A Evoralis, uma empresa especializada no desenvolvimento de enzimas capazes de despolimerizar plástico, angariou quase 3 milhões de euros numa ronda de financiamento inicial para desenvolver a tecnologia de reciclagem com enzimas.
O investimento de 2,5 milhões de libras (cerca de 3 milhões de euros) representa, segundo a empresa, um marco significativo na sua missão de transformar a reciclagem de têxteis e outros materiais plásticos.
A Evoralis, uma spin-out do Hollfelder Lab da Universidade de Cambridge, utiliza uma plataforma única de triagem de alto rendimento baseada em microfluídica para descobrir e refinar enzimas capazes de quebrar plásticos complexos nos seus blocos de construção constituintes. A plataforma acelera a triagem por enzimas em até 1.000 vezes, em comparação com os métodos tradicionais, e pode ser usada em têxteis e plásticos.
Segundo a Evoralis, a sua tecnologia enzimática oferece uma solução viável para reciclar mais de 80% dos têxteis, incluindo aqueles compostos por misturas de fibras que contenham plástico. A abordagem permite a separação de diferentes materiais dentro dos têxteis e tem o potencial de desbloquear uma oportunidade económica de 560 mil milhões de dólares.
A plataforma da empresa já atraiu a atenção de grandes retalhistas de moda, avança a Evoralis, que dá conta de que já foi contratada para desenvolver enzimas específicas para reciclar poliamida e poliuretano, dois dos polímeros sintéticos mais difíceis de reciclar.
«Este financiamento vai permitir-nos desenvolver ainda mais a nossa tecnologia de enzimas, tornando possível reciclar têxteis e plásticos que antes eram considerados não recicláveis. A nossa visão é criar um mundo onde os resíduos sejam um recurso e este investimento aproxima-nos mais de tornar essa visão uma realidade», afirma Daniel Kaute, CEO da Evoralis.
«O uso de enzimas na reciclagem química é um grande momento na história da reciclagem da fibra à fibra. Vai transformar as oportunidades para frações difíceis de reciclar, como misturas de fibras. Os têxteis e vestuário têm uma pegada enorme no meio ambiente e é fundamental que recuperemos esses recursos valiosos. Só no Reino Unido, foram gerados cerca de 1,453 milhões de toneladas de têxteis pós-consumo em 2022. Mais da metade (759 mil toneladas) foi enviada para aterros sanitários ou incineração no fim da vida útil – perdidos para sempre. A importância de investir em novas tecnologias para recuperar e reciclar esse material valioso para substituir o uso de matérias-primas virgens na indústria têxtil é enorme», sublinha Claire Shrewsbury, diretora de inovação e conhecimento da WRAP, uma associação não-governamental que detém o Accelerating Growth Fund, que investiu na Evoralis através da Circular Plastics Accelerator.
https://portugaltextil.com/enzimas-captam-investimento/?utm_source=...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI/
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por