Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Epson e Yuima Nakazato juntam-se por um futuro mais sustentável para a moda

A Epson fez uma parceria com a estilista japonesa Yuima Nakazato e a sua marca homónima na Paris Haute Couture Fashion Week Spring - Summer 2023.

Para além de utilizar a estampagem têxtil digital da Epson para reproduzir a sua visão, Yuima Nakazato realizou algumas das suas criações com a ajuda de um novo processo de produção têxtil, a Dry Fiber Technology.

A tecnologia já é utilizada comercialmente para reciclar papel de escritório e praticamente não requer água. Foi agora adaptada para produzir tecido não-tecido imprimível a partir de peças de vestuário usadas. O novo processo de produção de tecido foi revelado em Paris como parte de uma colaboração de três anos entre a Epson e a designer e foi utilizado na criação de artigos pela primeira vez durante a exposição desta última no Palais de Tokyo, a 25 de Janeiro de 2023.

Epson Luca Tombolini x Yuima Nakazato full© Luca Tombolini x Yuima Nakazato

A colaboração visa aumentar a sensibilização para a água e o desperdício de material associado ao excesso de produção. O tecido utilizado para criar a última linha de moda foi derivado de material de vestuário usado proveniente de África, o destino de muitas peças de vestuário descartadas de outras partes do mundo.

Nakazato visitou o Quénia, onde recolheu cerca de 150 kg de material de vestuário usado destinado à "montanha do vestuário" dos têxteis descartados que lá encontrou. A Epson aplicou então o seu processo com a Dry Fiber Technology para produzir mais de 50 metros de novo tecido não-tecido re-fibrado, alguns dos quais foram utilizados para impressão com tintas de pigmento com a tecnologia de impressão digital Monna Lisa da Epson. 

Hitoshi Igarashi da Divisão de Soluções de Impressão da Epson explica a importância da tecnologia: "Embora nas suas fases iniciais, a Epson acredita que a sua tecnologia Dry Fiber Technology combinada com a impressão digital de tinta pigmentada poderá oferecer à indústria da moda um futuro muito mais sustentável, reduzindo significativamente a utilização de água, enquanto permite aos designers a liberdade de expressarem plenamente a sua criatividade. A Visão Ambiental da Epson está empenhada em contribuir para uma economia circular, e este desenvolvimento poderia ser um passo para alcançar este objectivo. A tecnologia DFT aplicada à indústria da moda oferece a possibilidade de produzir material para roupas novas que tenham sido recicladas a partir de peças de vestuário usadas".

Num ensaio de impressão distribuída para decoração do recinto, impressoras a jato de tinta Epson, no Japão e França, com apoio remoto de engenheiros Epson foram utilizadas para criar decorações.

https://www.dopapel.com/index.php/textil-2/5383-epson-e-yuima-nakaz...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço