Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Espanhóis Criam Meia Que Evita Mau Cheiro e Problemas na Pele

Pesquisadores espanhois mostram as meias que foram desenvolvidas. Foto: EFE

Pesquisadores espanhois mostram as meias que foram desenvolvidas

Pesquisadores espanhóis criaram um tecido antibacteriano para fabricar meias que não produzem mau cheiro após seu uso e que não causam problemas na pele, como coceiras e fungos. A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Inovação Tecnológica (CTF) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e a empresa Sutran y Mas. O objetivo é que as meias sejam comercializadas em breve.

Para produzirem o tecido, os pesquisadores usaram fibras de celulose, geralmente utilizadas para fins médicos, com uma solução de zinco e outros componentes que funcionam como bactericida. Além de evitar o mau cheiro e evitar fungos e coceiras, a meia é muito útil para pessoas que sofrem de hiperidrose (suor excessivo) e esportistas. As propriedades estruturais do tecido são excelentes para absorver umidade. Outra boa notícia é que o tecido pode ser utilizado na fabricação de outros tipos de roupas.

Atualmente, os produtos têxteis comercializados para evitar o mau cheiro provocado pelo suor utilizam como agente bactericida a prata, elemento que causa efeitos colaterais na pele, como dermatose, fungos e coceiras. Os pesquisadores do CTF comprovaram que o zinco aplicado na fibra elimina 99,8% da presença dos microorganismos Staphylococus Aerus e 97,8% do Klebsiela pneumoide, bactérias resistentes que causam o mau cheiro.

O Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Politécnica da Catalunha foi inaugurado em 1972 e é especializado no desenvolvimento de novas estruturas têxteis para aplicações técnicas e inteligentes. A empresa Sutran y Mas comercializou com sucesso a primeira camiseta antisuor do mundo, criada há dois anos.

Fonte:|http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5589306-EI238,00...

Exibições: 327

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço