Monica Mota, coordenadora pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT, aponta as melhorias no desempenho dos estudantes após iniciarem o acompanhamento.
O ingresso na faculdade representa um período de intensas transformações para os estudantes. Entre a pressão acadêmica, desafios emocionais e a adaptação à nova rotina, muitos alunos enfrentam dificuldades, que podem impactar no seu aprendizado e bem-estar. Nesse contexto, aumenta-se a necessidade de reforçar a importância do acompanhamento psicopedagógico como uma ferramenta essencial para promover a inclusão e reduzir a evasão universitária.
Diante dos impactos que a rotina acadêmica pode gerar na vida dos estudantes, a psicóloga, psicopedagoga e pedagoga Monica Mota, Coordenadora pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT, aponta como o atendimento psicopedagógico pode contribuir para o melhor desempenho durante a formação.
Para a psicopedagoga, o atendimento personalizado é fundamental para que cada aluno e aluna tenha as suas individualidades e demandas atendidas:
“Cada estudante possui um ritmo próprio de aprendizagem e desafios únicos ao longo de sua jornada acadêmica. Por isso, o atendimento psicopedagógico personalizado é essencial para identificar suas necessidades e oferecer estratégias que potencializem seu desenvolvimento. Na Faculdade SENAI CETIQT, buscamos criar um ambiente de ensino acessível e inclusivo, garantindo que cada aluno tenha o suporte necessário para superar obstáculos e alcançar seu pleno potencial”, comenta Monica.
A Faculdade SENAI CETIQT, por meio de seus especialistas e iniciativas voltadas para uma experiência universitária mais equilibrada e produtiva, oferece programas voltados aos estudantes: “Bora Conversar”, “Labore”, e o “Programa de Ações Educacionais Inclusivas”.
O programa “Bora Conversar” promove rodas de conversa com foco na saúde mental e bem-estar estudantil, incentivando um ambiente acolhedor. O “Labore” busca desenvolver o pensamento crítico dos estudantes por meio de discussões sobre a sociedade contemporânea.
O “Programa de Ações Educacionais Inclusivas” oferece suporte psicopedagógico e quando necessário, um Plano Educacional Individualizado (PEI), garantindo que alunos com dificuldades de aprendizagem ou necessidades específicas recebam apoio adequado, promovendo estratégias de inclusão e permanência.
Para a aluna de Design de Moda Alexa Guimarães, integrante do grupo de estudantes que buscou a Coordenação Pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT, o acompanhamento foi essencial para a sua evolução e permanência na instituição:
“Procurei o atendimento, e desde o início a coordenação me atendeu de maneira rápida, respeitosa e acolhedora. Se não fosse pelo apoio que recebi, não teria me mantido na faculdade, pois não teria me sentido bem no ambiente devido a problemas pessoais que estava passando. E graças à ajuda fornecida pela instituição, consegui me desenvolver melhor socialmente e ampliar meu conhecimento de interação com meus colegas de classe”, relata Alexa.
Com um suporte psicopedagógico eficaz, as faculdades não apenas contribuem para a formação acadêmica dos alunos, mas também os prepara de maneira mais completa para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Empatia, resiliência e trabalho em equipe, bem como a promoção da confiança e adaptação, são algumas das habilidades socioemocionais trabalhadas durante o acompanhamento.
De acordo com a especialista em educação inclusiva, apoio psicopedagógico também auxilia no envolvimento dos estudantes nas atividades em que participam:
“Relatos qualitativos indicam que estudantes atendidos pelos programas obtiveram melhorias no desempenho acadêmico, emocional e na transição para o mercado de trabalho. Iniciativas como o “Bora Conversar” destacam-se por criar um ambiente acolhedor e motivador, contribuindo para o engajamento e o sucesso dos alunos”, finaliza Monica.
Para saber mais sobre os cursos disponíveis na Faculdade SENAI CETIQT, clique aqui.
por Jaqueline Crruz
https://senaicetiqt.com/especialista-explica-a-importancia-do-apoio...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por