Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Essas são as 12 cores que a Pantone escolheu para a primavera

Primeiro: quem poderia imaginar que o ano passaria tão rápido? Segundo: quem diria que o amarelo seria a cor-chave da próxima estação? Apesar da surpresa, as duas novidades são verdadeiras: a Pantone acaba de liberar as 12 cores do calendário da primavera e o amarelo envelhecido, que já estava invadindo o armário das fashioni... ao redor do mundo e sendo considerado o novo rosa millennial, é a estrela da nova cartela.

O report desse ano, que não separa as cores por gênero, selecionou 12 tons ao invés dos típicos 10 — e são muitos inesperados entre os escolhidos. De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, a indústria e os designers de interiores e de produtos estão abraçando tons inesperados — o que tem influenciado as pessoas que não estão envolvidas diretamente com essas indústrias.

“O nível de suas expectativas tem aumentado. O mundo do design industrial e de produto tem finalmente se aberto para a ideia de usar mais cor. Se as pessoas podem ver tons rosados e metálicos em seus itens eletrônicos, elas vão querer vê-los também em seus sapatos, acessórios, roupas e na moda”, disse Leatrice.

Ok, entendemos. Mas existe alguma explicação antropológica para termos transicionado do rosa claro para o amarelo aberto tão rapidamente? De acordo com Latrice, a única resposta é o sol — que no mês passado esteve eclipsado por algumas horas mas voltou com força total: “independente da indústria, o amarelo é uma cor com luz. Ninguém é ignorado usando amarelo.”

Conheça um pouco mais sobre as cores escolhidas:

Meadowlark 13-0646

A cor solar está dentro das selecionadas e já vinha aparecendo no radar de fashionistas. “Não há dúvidas de que usar uma cor aberta chama atenção”, comentou Leatrice.

pantone-cores-da-primavera

(Pantone/Divulgação)

Cherry Tomato 17-1563

A cor vibrante, apesar de ser vermelha, tem um tom alaranjado em sua composição. Vale lembrar: o amarelo e o vermelho são cores irmãs no círculo cromático, fazendo com que o momento seja de atenção total nos tons fortes.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Little Boy Blue 4132 

A Princesa Diana — e a intensa cobertura que a mídia atual está dando para sua vida — trouxeram o tom que era seu queridinho de volta aos radares. “A cor fresca oferece um sentimento de calma”, conta Leatrice. Ficou em dúvida se o azulzinho está mesmo na moda? Foi o tom usado por Melania Trump no dia da posse de Donald Trump como presidente dos EUA!

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação/Essas são as 12 cores que a Pantone escolheu para a primavera)

Chili Oil 18-1440 

Até mesmo os coloristas da Pantone ficaram espantados que uma cor “temperada” como essa estivesse entre as escolhidas. O tom terroso, mix de vermelho e marrom, é uma cor de transição — não à toa ela já estava se apresentando na moda também no inverno.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Blooming Dahlia 15-1520

O tom claro e rosado também tem laranja em sua composição, mas traz uma maior sensação de calma, não garantida pela Cherry Tomato.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone//Essas são as 12 cores que a Pantone escolheu para a primavera/Divulgação)

Pink Lavender 14-3207

Estava certo quem imaginou que os tons rosados não iriam embora tão cedo. Assim como o Blooming Dahlia, o tom tem sua dose de quietude. Ótimo para balancear a cartela, né?

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Arcadia 16-5533

O greenery ainda está acontecendo (ainda bem!) Os grandes centros urbanos já não são tão sedutores quanto antes, e  estamos tentando encontrar algo para nos conectar com a natureza. A cor foi considerada o tom do ano para 2017 e continua presente na próxima estação.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Ultra Violet 18-2828

O tom roxo com fundo azul deixa a cor moderna, perfeita para as combinações com a Chili Oil (oi, Balenciaga!)

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Emperador 18-1028

Leatrice cita Game of Thrones como uma das influências para a presença da cor terrosa. “Você não pode deixar de ser influenciado pelo show. É um tom mais escuro, mas não tão sinistro quanto o preto pode ser. As qualidades trazem substância, o que é muito incomum para a primavera e para o verão.” Anotado!

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Almost Mauve 12-2103

A estação também tem um tom pastel para chamar de seu, perfeito para a sensação de nostalgia que está no ar.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Spring Crocus 17-3020 

Quem diria que o fúcsia estaria no centro das atenções? De acordo com a Pantone, ela faz parte dos tons botânicos da temporada: pink lavender, Blooming Dahlia e Arcadia. A diferença é que ele é mais sexy e com mais energia, trazendo mais vitalidade para a paleta de homens e mulheres.

cores-da-primavera-pantone

(Pantone/Divulgação)

Lime Punch 13-0550

O athleisure já se apoderou do tom há tempos: não é de hoje que vemos o amarelo neon nas peças esportivas. De acordo com Leatrice, o tom está muito mais aceito do que antigamente, abrindo espaço para que ele esteja em breve nas passarelas. Vamos ficar de olho!

Exibições: 1256

Responder esta

Respostas a este tópico

  O athleisure já se apoderou do tom há tempos: não é de hoje que vemos o amarelo neon nas peças esportivas.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço