Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estímulo ao aproveitamento da biodiversidade brasileira: tecnologia PacBio, do SENAI CETIQT, pode contribuir para aproximação entre homem e natureza

Organização é a única fornecedora de sequenciamento de DNA com a tecnologia no Brasil 

A aproximação dos seres humanos com a natureza tem sido pauta de discussões cada dia mais frequentes em diferentes esferas sociais. Desde políticas de governo até grandes corporações, a valoração do meio ambiente e suas consequências para o bem-estar social ganham força no século XXI. Soluções mais sustentáveis e denominadas ecofriendly são requisitos para muitas sociedades, principalmente devido aos riscos associados à exploração de recursos ambientais, como o aquecimento global e outros efeitos potencialmente prejudiciais à sobrevivência humana. Nesse contexto se insere a campanha de estudos para o aproveitamento da biodiversidade e resgate de conhecimentos ancestrais para incorporá-los na rotina urbana vigente. 

“Empresas do setor de cosméticos, alimentos e diversos outros já compreendem a importância de conhecer a biodiversidade mundial e aplicam métodos para enriquecer suas bases de dados. Uma forma de fazer isso é mapear o DNA de espécies comumente relacionadas a soluções empíricas e tradicionais, como “uma planta x que trata doença y”. Entretanto, esse estudo depende da qualidade dos dados amostrais gerados durante o sequenciamento de DNA – quanto mais detalhes obtidos, maior o refinamento de análises e prospecções viáveis.”, explica Carlos Xavier, Consultor Pesquisador da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT.  

A PacBio trouxe uma linha de sequenciadores capaz de atender essa demanda crescente, gerando leituras longas de DNA e apresentando a mais alta fidelidade das sequências finais. Isso viabiliza a obtenção de genomas de referência para organismos simples e complexos, desde micróbios até plantas com material genético mais denso.  

O Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI), do SENAI CETIQT, atua nesse sentido como o único prestador de serviços com a tecnologia SMRT (PacBio) na América Latina hoje, apresentando uma oportunidade para grupos de pesquisa terem maior profundidade e confiança nos resultados de sequenciamento durante a investigação da biodiversidade. Já existem iniciativas internacionais para registrar genomas de referência com essa tecnologia, e a competitividade dos grupos brasileiros, por exemplo, pode ser alavancada através dessa abordagem inovadora. 

 Para entrar em contato com a Plataforma de Sequenciamento do Instituto SENAI de Inovação, envie um e-mail: Plataforma_Sequenciamento_ISI@cetiqt.senai.br   

 

O SENAI CETIQT    

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país. 

 

OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO   

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender às demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.   

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura dispõe demais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% têm mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 estabelecimentos compõem as Unidades EMBRAPII, todascom acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.   

por Anna Ira Macedo

https://senaicetiqt.com/estimulo-ao-aproveitamento-da-biodiversidad...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 66

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço