Esse “bom mau-gosto” voltou com força total, como uma excentricidade criativa que aposta em associações improváveis de cores e padronagens, enquanto critica os exageros da sociedade de consumo. Alessandro Michele, no comando da Gucci, é um dos responsáveis por trazer essa estética de volta para os holofotes. Com uma identidade visual fortíssima, ele mistura a opulência do vestuário italiano com bordados e texturas a la Prada, além de apostar em itens vintage e previamente considerados estranhos, exagerados ou mesmo fora de moda.
O “bom mau gosto” está na moda: instalação kitsch da Toilet Paper na Galeries Lafayette
Estética Kitsch
Estética Kitsch: Alessandro Michele para a Gucci
A estética Kitsch vem predominando nas últimas coleções da Gucci, assinadas pelo estilista Alessandro Michelle
A Toilet Paper Magazine, revista de arte experimental publicada bi-anualmente, é uma das grandes entusiastas do estilo, presente no exagero quase surrealista do seu site e também dos trabalhos desenvolvidos pelos designers italianos Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari. Além da revista e das instalações artísticas, eles também produzem itens de decoração, roupas, gadgets e acessórios, todos a venda no site.
Toilet Paper Magazine – Algumas capas da revista Toilet Paper
A marca Altuzarra no NYFW Spring 2017
Paul Smith Spring Summer 2017 – Milan Fashion Week
MGSM e Paul Smith
Por Francieli Hess
(Francieli é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação.)
Instagram: @fvhess
Contato: fvhess@gmail.com