Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No setor do vestuário, muitos recursos estão sendo desenvolvidos para agregar valor aos produtos e as marcas. A estamparia têxtil é um deles. Existem diversos tipos de estamparia, e o designer deve escolher o que melhor se adapta ao universo da empresa. Alguns tipos de estamparias são: serigrafia, por cilindro ou quadro, digital e manual e ainda existem outros métodos que podem ser usados de diferentes formas, alguns deles são: devoré, flocagem, transfer e tye dye.

As marcas de vestuário investem cada vez mais nestes recursos, pois por meio deles podem conferir aos seus produtos um diferencial em relação aos da concorrência. A estamparia digital é uma das mais usadas em vestuário, sendo a impressão digital por transferência, ou sublimação, um dos tipos mais explorados atualmente devido a boa qualidade e custo não muito elevado.
O interessante da sublimação é que ela pode ser feita em diversos tipos de tecidos, e assim, a mesma estampa pode ter efeitos distintos o que confere à impressão um visual diferente a cada escolha de material. Pode-se trabalhar o mesmo desenho em escalas diferentes e assim explorar o uso dele de formas distintas.

Outras formas de diferenciar o produto por meio da estamparia têxtil é por meio do uso de maquinários que fazem interferências nas estampas, ou seja, realizam aplicações ou bordados que antes só poderiam ser feitos a mão. Porém, a sublimação não é a única opção a ser explorada, mesmo por marcas com grande produção. A mistura de diversas técnicas de estamparia pode gerar resultados inesperados, criando valor agregado aos produtos da marca e o consumidor percebe isso na hora da compra.

O ponto positivo da estamparia têxtil digital é que existem muitos recursos para o seu desenvolvimento, podendo ser criadas a mão e, posteriormente, manipuladas em algum software gráfico. Também é possível usar imagens ou fotos de referência e trabalhar a partir delas, ou ainda usar apenas os softwares específicos.

Cada profissional deve descobrir a maneira mais produtiva de trabalhar, levando em consideração aquelas em que o trabalho flui melhor e as tendências de estamparia da estação. A mistura de técnicas e programas também confere aos produtos autoria, uma vez que o designer cria a partir de temas e tendências selecionadas, levando em consideração seus conhecimentos dos programas e seu repertório.

Logo, é de extrema importância que o designer tenha conhecimento das matérias primas utilizadas pela empresa para explorá-las da melhor maneira possível. Também deve conhecer as diferentes técnicas existentes e possuir habilidade com softwares gráficos, características fundamentais para quem quer trabalhar com estamparia.

Na imagem abaixo, é possível visualizar o processo de criação dos motivos da estampa, o seu módulo (A), a sua aplicação em diversos produtos e em escalas diferentes, ressaltando o exposto acima, quando comentei que o uso de escala gera diferentes resultados (B). Vemos também testes de cor e de escala no tecido escolhido (C) e a preparação para impressão (D) e por fim, o protótipo físico da estampa criada (E).

Exemplos de estampas têxteis/ Fonte: Picoli e Estol, 2013



Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 749

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns JÚLIA

Belo e muito útil artigo.
Luiz Eduardo

Olá Julia,

 

Sou designer e crio estampas utilizando o software gráfico illustrator. Conhece alguma empresa que reproduza as estampas em tecidos, em pequena quantidade?

Tenho amostras em tecidos, mas com tipos limitados. Quero uma empresa que transponha minhs etampas para que eu possa comprar.

 

Poderia me dar essa informação?

Obrigada

 

Marilan

DESART - Estamparia Digital e Transfer
Luiz
leocmello@yahoo.com.br

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço