Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estampas de azulejos portugueses aparecem como aposta da temporada

Acessórios são uma maneira mais discreta de carregar a tradição portuguesa

 

Vestido (R$ 2.708) GIG na Dona Coisa. Clutch (R$ 1.350) Fiszpan - Daniel Mattar

A azulejaria como a conhecemos hoje foi levada à Península Ibérica pelos povos árabes que lá permaneceram por cerca de 700 anos. Os portugueses não só adotaram a arte dos mosaicos em azulejo, como a desenvolveram ao ponto de ser reconhecida como um símbolo nacional.

No Brasil, entra temporada e sai temporada, as marcas de moda sempre recorrem às estampas inspiradas nos azulejos lusitanos. Para este inverno, o mineiro Reinaldo Lourenço criou mosaicos contemporâneos para a coleção em que revisitou as tradições portuguesas. Também de Minas, a GIG, de Gina Guerra, apresentou uma coleção com o tema “Art Déco Tropical”, em que a obra do artista francês Adrien Jacques Garcelon serviu de guia para as estampas ultra coloridas da marca. Na roupa, os grafismos parecem criar texturas no tecido.

Mas se você não é fã de estamparia, os acessórios são uma maneira mais discreta de carregar a tradição portuguesa. Os azulejos estão em clutches e bijuterias. A Muggia criou colares e brincos com mini pratos de porcelana pintados pelo artista Eduardo Berliner. Um luxo!

Coordenação e texto: Renata Izaal. Edição de Moda: Bebel Moraes. Beleza: Vini Kilesse. Modelo: Isabela Eing (Ford) e Jonathan Sampaio (Central Models Portugal). Assistente de fotos: Darwin Campos. Vídeo: Orlando Avila. Agradecimentos: Pestana Palace Lisboa e Casa do Leão no Castelo de São Jorge.



 http://oglobo.globo.com/ela/moda/estampas-de-azulejos-portugueses-a...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 755

Responder esta

Respostas a este tópico

COMO ISTO É VELHO
Há mais ou menos uns 3 anos foi a sensação, fui na casa que era da BIZA e tiramos um monte de fotos dos azulejos portugueses dos anos 10/20 e fizemos muitas estampas para nossos clientes, agora volta só que desta vez um pouco estilizadas, mas o vai e vem da moda desta vez foi muito rapido, e, mais agradavel de se ver, a copia simples do azulejo,eu não havia gostado muito.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço