Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estilista aposta em atendimento exclusivo e vende até 300 vestidos de noiva por ano

Carol Hungria abriu sua empresa aos 22 anos e hoje é uma das designers mais procuradas do Brasil

Por Priscila Zuini com Isabela Moreira
Share
Com atendimento exclusivo às noivas, Carol conquistou noivas do Brasil inteiro (Foto: Fabrícia Soares)

Enquanto estudava moda na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Carol Hungria sabia que queria fazer algo autoral, só não tinha certeza do que. “Atuo em uma área artística e eu não sei lidar com finanças ou burocracias”, diz.

Durante e pouco após a faculdade, Carol trabalhou para alguns estilistas renomados, com os quais aprendeu várias lições como lidar com fornecedores, ter cuidado na escolha de materiais e prestar atenção no caimento dos modelos.

A inspiração foi grande e com a ajuda dos pais e um investimento inicial de R$ 90 mil, ela abriu, em 2007, o Atelier Carol Hungria, onde são feitos vestidos de festa sob medida. Na época, a empreendedora  tinha apenas 22 anos e um plano de negócios feito por seu marido, que é economista. “Ter um planejamento foi o mais importante. Nós vemos muitas marcas antigas falindo por falta disso e de organização interna”, diz.

A estilista, hoje com 30 anos, caiu nas graças das noivas cariocas por oferecer um atendimento personalizado. É Carol quem atende as clientes na primeira vez em que elas vão ao Atelier. Ela tenta entender como será o casamento e quais são as vontades da noiva e, a partir dessas e outras informações, traça um perfil de como será o vestido. “A criação é feita em conjunto. Ela traz as referências dela e juntas olhamos quais seriam os materiais e modelos mais adequados para o vestido dela”, afirma. “Para mim é muito importante que esse primeiro contato seja pessoalmente, não só porque consigo personalizar ainda mais os vestidos, mas para que elas se sintam seguras. Isso gera uma empatia gostosa e faz com que criemos um laço.”

Atualmente Carol gerencia uma equipe de 40 pessoas (Foto: Nan Giard)

Depois desse primeiro encontro, é gerado um orçamento e começa a fase de provas do vestido. Quem assume essa etapa do processo é a equipe de Carol que, entre costureiras, bordadeiras, modelistas e cortadeiras, conta com um total de 40 funcionários. Mas a estilista continua atenta ao que está acontecendo. “Estou sempre por perto e sei em que pé estão as coisas”, diz.

São feitos cerca de 300 vestidos de noiva por ano, e eles custam a partir de R$ 9 mil. Esse valor varia de acordo com os materiais utilizados.

Além dos vestidos, as clientes podem garantir seus acessórios com a empreendedora. Não só os típicos véu e grinalda, mas também sapatos personalizados de acordo com o vestido da noiva. O sucesso destes foi tanto que, ainda neste ano, Carol lançará uma linha de sapatos exclusiva do Atelier.

A estilista também usou seus conhecimentos para escrever um manual de estilo para as noivas, que será lançado no fim de maio. No guia, a empreendedora tira dúvidas desde sobre como escolher a locação ideal para a cerimônia até como acertar no modelito das madrinhas na hora do “sim”.

Esse reconhecimento todo fez com que a demanda pelo trabalho de Carol aumentasse não só no Rio, mas em outras regiões do Brasil. Por conta disso, todos os meses, ela passa alguns dias em São Paulo no ateliê de uma parceira, onde atende as noivas da capital e região. “Essa base em São Paulo está me ajudando a dar mais conforto para as minhas clientes paulistas, que não precisam mais viajar até o Rio para que eu possa atendê-las”, afirma.

Por enquanto Carol não pensa em abrir uma sede do Atelier em São Paulo, mas já tem em vista vários desfiles e eventos neste ano nos quais pretende exibir seus designs e conquistar ainda mais noivas.

http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2015/0...

Exibições: 100

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço