Desfile da última coleção do estilista russo Slava Zaitsev, no Fashion Week de Moscou: mercado de moda nacional procura espaço na Rússia
A simplicidade será a palavra de ordem para os seguidores russos dos ditames da moda na próxima temporada. Mas isso vai acontecer por causa mesmo é da diminuição dos orçamentos dos estilistas e da falta de bons tecidos no país. No lançamento da Fashion Week da Rússia, que reuniu a elite endinheirada de Moscou no mês passado, os estilistas reclamaram da falta de financiamento para um setor que foi esmagado pela enxurrada de roupas vindas do Ocidente.
O rosa-choque e o amarelo vivo ao estilo da década de 80 saíram de cena e os terninhos de linho de bolinhas abriram a Fashion Week dentro da coleção primavera-verão de Slava Zaitsev, de 73, o capitão soviético da alta-costura, que muitas vezes veste as esposas dos dirigentes russos. "Para onde está indo a moda russa nesta temporada? Ela está ficando mais próxima das pessoas. Eu fiz uma coleção simples, com o linho como tema central", disse Zaitsev à Reuters depois do desfile.
"A Rússia é o país do linho", disse Zaitsev. "(Tecido) é um grande problema na Rússia atualmente; a maior parte do material, como seda e lã, vem da Itália", disse ele.
As costureiras também estão sumindo na Rússia devido à hegemonia da moda ocidental e às agruras da economia, disse Zaitsev. Ele disse que sua grife estava sofrendo com a queda das vendas e que muitos de seus pares tinham fechado as portas. Prevendo que os consumidores gastarão menos com roupas, Zaitsev enfatizou os acessórios, como joias, guarda-chuvas e chapéus coloridos. Alexander Shumov, produtor da Fashion Week, disse que tentou usar o evento para lançar novos jovens talentos.
As coleções de 50 novos estilistas foram exibidas durante a semana, comemorou ele. Mas especialistas dizem que os esforços próprios do setor não são suficientes e que o governo deveria fazer mais para ajudar.
"O governo prefere captar recursos das tarifas de importação e de exportação em vez de desenvolver a produção doméstica", disse Tatyana Mikhalkova, presidente do fundo Russian, que respalda os jovens estilistas.
A moda russa começou a dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento de seu estilo próprio. Mas faz isso exatamente por causa do maior espaço aberto pelas marcas ocidentais, que já satisfizeram, mais ou menos, sua avidez por se expandir no mercado de luxo.
"Muitas grifes estrangeiras chegaram por aqui antes porque queriam abrir suas lojas na Rússia. Agora elas abriram onde queriam e não precisam mais gastar dinheiro para vir até aqui", disse Zaitsev.
Agora é hora de a moda russa encontrar seu veio comercial e deixar de ser apenas arte, acrescentou ele. A atriz de cinema e teatro russa Olga Kabo, que tem vários vestidos criados por Zaitsev, disse que a moda russa precisa de medidas promocionais.
"A moda russa ainda não está no nível das Fashion Weeks de Paris ou de Berlim, da mesma maneira pela qual o cinema russo não está no nível do Oscar. E você pode ver que continuamos crescendo", disse Kabo, frequentadora de Fashion Weeks tanto russas quanto estrangeiras. "Temos a habilidade, mas não aprendemos ainda como falar sobre ela no exterior."
Fonte:http://www.valor.com.br/impresso/moda/estilistas-russos-lutam-contr...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por