Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Se você sempre parou para analisar revistas, checando cada detalhe das peças das modelos, ou mesmo gosta de assistir a desfiles e está sempre de olho nas novidades e tendências do mercado, a carreira de Moda cairá como uma luva para você! Claro, é necessário ter criatividade, senso crítico e vontade de inovar. Veja com o Nube sobre as possibilidades da área.

Quem segue no setor desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, além de definir estilos e modelagens. Também analisa o comportamento do consumidor para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos.

Outras responsabilidades estão relacionadas à aquisição de matérias-primas e desenho de estampas nas indústrias têxteis. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento e cuidar da promoção de vendas. Somadas a essas possibilidades, está o ato de prestar assessoria de imagem para clientes ou grandes lojas.

Acompanhe as opções:

- Consultoria: trabalhar como personal stylist e auxiliar na combinação de cores e estilos;

- Coordenação: gerenciar a compra de coleções para magazines; coordenar e orientar equipes;

- Design/estilismo: Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

- Fotografia: Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios;

- Gerenciamento: Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para comercialização;

- Modelagem: Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para auxiliar na criação;

- Negócios: Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição e divulgação;

- Produção:
Fazer desfiles, catálogos, editorias de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Em contínuo crescimento, essa indústria busca bacharéis e tecnólogos para atender as mais variadas etapas da cadeia produtiva. Segundo a Global Language Monitor, empresa de pesquisa e tendências, São Paulo ocupa a liderança na América Latina na lista de capitais da moda. No mundo, é a décima colocada.

O salário inicial está em R$ 1.000,00 para o assistente de estilo e R$ 2.500,00 para o estilista, de acordo com o Centro Universitário Belas Artes. @Veruska Sanchez, em entrevista por nossa Fan Page, conta seu sonho de ser estilista, desde cedo. “Depois de começar a estudar moda, descobri outros amores, como estamparia e Visual Merchandising”.

Porém, antes de ingressar, você precisa decidir se fará um bacharelado ou um tecnólogo, além da área de interesse. O currículo do bacharelado, com ênfase na parte teórica, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola. As graduações com ênfase em modelagem propõem um trabalho de conclusão de curso ou a elaboração de alguma coleção.

Os cursos tecnólogos se voltam para atividades industriais, dando ênfase na criação. Independentemente da escolha, você adquirirá muitos conhecimentos na prática, com oficinas nas quais você aprende diversas técnicas.

Dentre as disciplinas, estão administração, tecnologia do vestuário, mercadologia e gestão de processos produtivos. Assim, o aluno sairá pronto para atuar em qualquer etapa do processo industrial! Dentre as escolas a oferecerem a formação, estão: Udesc, em Florianópolis; UFG, em Goiânia; Senai-Cetiqt, no Rio de Janeiro; Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Gostou de nossa sugestão? Agora, a decisão é sua! Conte com o Nube caso tenha dúvidas e mantenha seu cadastro atualizado para as vagas de acordo com seu perfil chegarem até você!

Boa sorte e sucesso! Mãos à obra!

http://www.nube.com.br/nubenews/noticia?id_noticias=6954

Exibições: 242

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço