Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem



O estoque, de modo geral, representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro e tem como objetivo atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos. Sua formação é onerosa, uma vez que representa de 25% a 40% dos custos totais. Com o propósito de se evitar o descontrole financeiro, é necessário que haja uma sincronização perfeita entre a demanda e a oferta de mercadorias. Como isso é pouco provável, deve-se formar um estoque essencialmente para atender a demanda, minimizando seus custos de formação. Como proposto por Nellemann, citando Ballou, “devemos sempre ter o produto que necessitamos, mas nunca devemos ser pegos com algum estoque em excesso”.

Segundo Montana, o conceito de estoque é: “O estoque é a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Sua existência se dá porque existe uma diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda. Seu controle será feito por meio de rotinas, prioridade de produtos e gerenciamento adequados das informações”. Ou seja, os estoques se formam porque o ritmo da confecção não está sincronizado ou porque o cálculo de fornecimento foi errado.

Podem existir vários tipos de estoques, mantidos em um ou vários almoxarifados, como:

- Estoques de matérias em processamento: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, que ainda não estão acabados.

- Estoque em trânsito: corresponde a produtos que já foram despachados de unidade fabril para outra normalmente na mesma empresa.

- Estoque de materiais semiacabados: são materiais estocados após algumas operações e que poderão ser transformados em um ou mais produtos.

- Estoque de materiais acabados: são peças isoladas de reposição e semi-montadas.

- Estoque de produto acabado: são produtos prontos para ser entregues ao consumidor.

Por conseguinte, uma empresa, necessariamente, deve considerar dois tipos de controle de estoque: um físico, onde estão estocadas as mercadorias, e outro de valor monetário, onde se conhece o custo de cada item e do próprio montante investido pela empresa nos estoques, visto que os estoques empatam dinheiro e pode desestabilizar qualquer empresa, quando mal administrado.

Referências:
MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre : Bookmann, 2006. Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 1538

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço