Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudantes do IED carioca criam, duas vezes por ano, desfiles que unem moda e design

Estudantes do IED Rio fazem imersão no mercado da moda (Foto: Divulgação)

Moda e design se completam e, para comprovar que na prática eles estão juntos e misturados, estudantes de dois cursos do Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro (IED Rio) recebem todo fim de período a missão de realizar um desfile unindo os dois conceitos.

A partir de um projeto, criam uma marca, escolhem tecidos, pesquisam tendências, desenham as indumentárias e acessórios e, por último, criam o cenário onde o evento aconteceria. Os envolvidos são alunos de design de moda e de design de interiores, que, neste semestre, ganharam um desafio a mais: fazer uma passarela dentro do Museu de Arte Moderna (MAM), um clássico de Affonso Eduardo Reidy, selando uma parceria entre os dois espaços.

O resultado pôde ser conferido na semana passada, quando 15 alunas exibiram 45 peças, entre vestidos, saias, macacões e calças. Teve roupa de luxo de neoprene, vestido retrô com estampa de flores que beira o abstrato, anéis e brincos de acrílico e bordados com uma pegada artesanal aplicados sobre tecidos finos.

Ao realizar o desfile, elas puderam aprender que a criação de uma coleção ultrapassa os limites do desenho das modelagens. E comprovar que há design na moda. Ou vice-versa.

— Há algum tempo, as direções do IED e do MAM pensavam numa parceria. Surgiu então a ideia de focar na moda, ponto de encontro entre a criatividade e o mercado, porque queríamos mostrar o design de forma menos óbvia. A moda é design. Design é projeto, e engana-se quem pensa que ele é apenas forma, estética. O desfile da turma, que é o exercício de fim de curso, começou do zero, e o resultado foi ótimo. Vimos ali um projeto integrado. As estudantes participaram de todas as etapas de produção da festa: pesquisaram tecidos, desenharam estampas e escolheram bordados — explicou Fábio Palma, diretor do IED Rio.

Infância e adolescência como Inspiração
Na passarela foram mostradas padronagens exclusivas e texturas inspiradas em referências pesquisadas ao longo do curso — que dura dez meses —, inclusive durante a viagem da turma para Barcelona, onde assistiram a aulas no IED da cidade espanhola.

No desfile, todas as estudantes puderam resumir suas ideias e conceitos em três looks.

— É importante saber que o design de moda não é só desenhar a roupa. É algo mais amplo. E neste desfile vale destacar que a turma usou muito bem as estamparias — elogiou Luiz Wachelke, coordenador do curso de design de moda.

Algumas buscaram nas memórias da infância e da adolescência a inspiração para fazer a coleção.

— Comecei a pensar como eu resolvi trabalhar com moda e concluí que foi por influência de minha mãe, que é artista plástica, e de minha avó, que costurava muito.

Peguei o desenho de uma flor de um dos quadros da minha mãe e trabalhei em photoshop, criando uma padronagem. É importante entender que, por trás de uma roupa, de uma estampa, de um tecido, pode ter uma historia — diz Natalia Gazio, que trocou a profissão de jornalista pelo mundo da moda.

As criações apresentadas no desfile serão avaliadas por uma comissão presidida por Tulio Mariante, curador de design do MAM. Nove peças ficarão expostas e serão vendidas na loja Novo Desenho.

A cenografia do desfile também foi um exercício de criatividade. Como a passarela ficaria no terraço, os estudantes optaram por integrar a passarela ao projeto do prédio.

— Eles usaram tubos de PVC de diferentes tamanhos e espessuras, numa passarela que conversa com a arquitetura do prédio de Reidy. As alunas construíram uma passarela com colunas, nas quais os nomes dos estilistas eram projetados com luzes — conta a arquiteta Bel Lobo, uma das coordenadoras do curso de design de interiores.

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2016/06/estudantes-ap...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 355

Responder esta

Respostas a este tópico

Sempre apoiamos os estudantes de Moda. www.rossinaestamparia.com.br

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço