Duas formandas do curso de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) realizaram estudos que envolvem estrutura de construção e performance ao uso dos carpetes e as propriedades de transporte de umidade dos tecidos. Os trabalhos fazem parte da 30ª Texpo (Exposição dos Projetos de Formatura do curso de Engenharia Têxtil).
No estudo Carpetes: estrutura de construção e performance ao uso, a estudante Amanda Marano Araujo, de 24 anos, avaliou resultados de testes de laboratório que simulam os efeitos de acordo com o ambiente de instalação. Foram comparadas quatro tipos de matérias-primas (poliamida, poliéster, lã e polipropileno), três tipos de veludo (bouclê, cut e saxony), quatro pesos de veludo e a influência da altura e do peso do veludo.
De acordo com Amanda, os resultados indicam a poliamida como a matéria-prima mais adequada para locais onde há grande circulação de pessoas. “A poliamida apresentou as melhores propriedades físicas, possui maior resistência à abrasão e tem menos deformação da fibra”, explica a estudante.
Umidade - Outro estudo avaliou as propriedades de transporte de umidade em tecidos de malha produzidos com diferentes matérias-primas. O estudo foi realizado no aparelho MMT, que permite estudar de formas dinâmicas o transporte de umidade em várias dimensões, o que influencia a percepção humana de conforto e frescor.
Os principais valores estudados envolveram a taxa de absorção de água, capacidade de transporte de umidade do lado interno para o externo do tecido e velocidade da difusão, ou seja, o quanto a fibra absorve e transporta de umidade. “O tecido que possui a melhor capacidade de transporte/gerenciamento de umidade é aquele que tem boa capacidade de transporte de umidade do lado interno para o externo e absorve maior quantidade de água do lado externo”, conta a autora do estudo Beatriz Gasparotto, de 22 anos.
Fonte:|abit.org.br|
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por