Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Etiópia: A história por trás da 'estrela em ascensão' na produção têxtil

Em Adis Abeba, a língua amárica preenchia suas movimentadas ruas movimentadas. O ar poluído da cidade e a alta altitude de 2.600m contribuíram para nosso difícil ajuste ao oxigênio limitado. Era meados de maio de 2022, quando nós, uma equipe de pesquisadores da Drip by Drip, iniciamos nossa exploração de cinco semanas na Etiópia, “a estrela em ascensão” na produção têxtil.

Drip by Drip é uma organização sem fins lucrativos com sede na Alemanha que existe para combater a poluição da água por meio da indústria têxtil. Atualmente, estamos trabalhando em Bangladesh em dois projetos diferentes. Para o futuro, queremos estender nosso impacto a mais países que sofrem com a diminuição dos recursos hídricos limpos, o que nos levou à Etiópia.

Propusemo-nos compreender a situação atual da indústria têxtil e de confecções da Etiópia. Ao fazê-lo, foi nosso objetivo aprender sobre a atual situação política e econômica e entender se a Etiópia será o próximo Bangladesh. Além disso, por meio de uma colaboração de três semanas com a Sequa gGmbH, uma ONG financiada pela GIZ (sociedade alemã para cooperação internacional) e UKAID, tivemos a oportunidade de visitar fábricas locais, o Hawassa Industrial Park, e falar com uma grande agência internacional de compras, que atua como uma ligação entre grandes marcas e instalações de produção. Também realizamos entrevistas com as partes interessadas, que incluíam gerentes de fábrica locais e estrangeiros, funcionários da fábrica, ONGs, clientes B2B, funcionários do ministério e empresários. Para proteger a identidade dos entrevistados não divulgaremos seus nomes.

A estrela em ascensão

Nossa pesquisa preliminar descreveu a Etiópia como uma força emergente em têxteis, com potencial para competir com a indústria da China e de Bangladesh. No entanto, descobrimos rapidamente a falta de validade e substancialidade em nossas fontes online. A falta de dados levantou questões sobre os custos trabalhistas da Etiópia, ambiente de trabalho, resíduos industriais, acesso à água, infraestrutura, investimentos, conexão estrangeira, segurança e sistema de saúde.

Em 2020, a Unidade de Inteligência Econômica previu um crescimento econômico na Etiópia de 7% .(1) Em comparação com outros países africanos, cuja taxa de crescimento comum variou de 2% a 3%, a Etiópia parecia estar avançando mais rapidamente. Além disso, o Fundo Monetário Internacional prevê um aumento de seu produto interno bruto (PIB) de 3,84% em 2022 para 5,72% em 2023, 6,23% em 2024 e assim por diante. (2) Além disso, a Etiópia tem uma população de aproximadamente 110 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento esperada de 2,49% .(3)Um país com uma população em crescimento exponencial que oferece uma infinidade de oportunidades de trabalho sem nenhuma estrutura legal de salário mínimo legal é uma opção atraente para os investidores. Porque: Uma população crescente garante aos investidores uma força de trabalho crescente. Além disso, a Etiópia oferece baixos custos trabalhistas. Onde há um baixo custo de mão-de-obra, geralmente você encontrará empresas têxteis e de vestuário. O salário médio para trabalhadores de vestuário varia de $ 340 a $ 95 por mês, enquanto na Etiópia, o salário é de $ 26 por mês . (4) Isso causa uma mudança lenta e silenciosa da fábrica da China, Vietnã e Bangladesh para países como a Etiópia . Por último, mas não menos importante, a guerra que começou na região de Tigray, no norte do país, há cerca de um ano e se espalhou para regiões mais ao sul .(5), está a ter um efeito desestabilizador em todo o país.

O Dilema de Exportação e Importação da Etiópia

Para investigar mais, agendamos reuniões para as duas primeiras semanas de nossa exploração com partes interessadas no campo da ciência ambiental, produção têxtil e gestão de negócios. As partes interessadas incluíam moradores locais, professores, consultores, ativistas, empresários e designers de moda. Nossa pesquisa preliminar retratou a Etiópia à beira de uma nova era, à medida que fazia a transição de um estado em desenvolvimento para um estado industrial, mas ficou evidente que subestimamos drasticamente a situação. A cada conversa, a ilusão de “estrela em ascensão na indústria têxtil” desaparecia. Sob o comando do ex-primeiro-ministro Zenawi Haile, o governo etíope perseguiu um Plano de Crescimento e Transformação, que expirou em 2020. Esse plano perseguiu vários objetivos, um dos quais era o desenvolvimento da indústria. Sob essas metas,

Parques industriais (PIs) são partes de uma cidade divididas para uso industrial. Por meio da construção e promoção de PIs, a Etiópia abordou investidores e empresas para se estabelecerem em parques industriais; infelizmente, sem sucesso a longo prazo. Soubemos por uma empresa indiana de vestuário que sua capacidade de produção encolheu 50%. Para aumentar o dilema, os EUA rescindiram o acordo AGOA, que forçou o fechamento de muitas fábricas. O African Growth and Opportunity Act (AGOA) é um acordo dos EUA que permite aos países membros do AGOA exportar com isenção de impostos e taxas para os Estados Unidos. A Etiópia é membro há muito tempo, mas em novembro de 2022, Biden encerrou essa aliança alegando que a Etiópia abriga “violações dos direitos humanos internacionais”. Tal rescisão fez com que grandes produtoras e empresas de moda, como o Grupo PVH, para interromper a produção na Etiópia. Com o AGOA, as empresas exportam de 60% a 80% de suas mercadorias. Desde o seu término, as exportações encolheram para 20% – 30%, juntamente com uma diminuição do número de empresas têxteis do país. Visitamos o parque industrial em Hawassa, o maior IP hospedando 52 pavilhões que agora estão quase vazios devido ao término do AGOA. A propriedade intelectual de Hawassa foi um prenúncio ou um vislumbre do futuro para muitos investidores estrangeiros, especialmente da Índia, China, Bangladesh e Estados Unidos.

 

 

Durante a AGOA, a maioria das mercadorias da Etiópia foram exportadas para os EUA. Agora que o AGOA terminou, os donos das fábricas querem se concentrar no mercado da UE. A UE é um empreendimento mais complicado, pois possui mais regulamentos e requisitos do que os EUA, como certificações como CmiA, OEKO-TEX Standard 100 e SteP ou BSCI. Para as empresas têxteis etíopes, isso significaria um novo tipo de compromisso.

Exportando e importando com uma fábrica de propriedade da Etiópia

Muitas vezes nos deparamos com fábricas chinesas, indianas ou do Sri Lanka não certificadas que geralmente importam seu algodão da China ou da Índia. Felizmente, pudemos visitar um local de produção têxtil de propriedade da Etiópia localizado em Kombolcha, a cerca de uma hora de voo de Addis. A Kombolcha Textile Share Company é uma fábrica 100% etíope que usa 100% algodão etíope e possui uma estação de tratamento de água. A fábrica também é certificada pela OEKO TEX Step e ISO 14001:2015 e ISO 9001:2015 – uma verdadeira raridade no mercado etíope. O dono da fábrica da Kombolcha Textile nos informou sobre seus problemas com a importação de produtos químicos, corantes ou peças de reposição para máquinas. Como a Kombolcha Textile é uma empresa certificada, ele é obrigado a usar produtos químicos certificados, mas a Etiópia não os produz. No passado, ele comprou seus corantes de uma empresa suíça que tinha lojas na Etiópia. Infelizmente, a empresa suíça fechou suas lojas, o que significa que o dono da fábrica agora deve importar todos esses produtos. Para pagar e importar mercadorias do exterior, uma empresa etíope precisa de divisas (forex). O câmbio é um dos maiores desafios do setor. Ao contrário do Euro (EUR) ou do Dólar Americano (USD), o Birr Etíope (ETB) não é uma moeda comercial oficial.

Soubemos sobre a questão cambial da Etiópia por um funcionário da GIZ. Para entender o exemplo a seguir, vamos definir dois termos:

● Volume de negócios de exportação é o produto da venda ou o lucro de uma empresa de seus produtos exportados.

● Câmbio (forex) é trocar uma moeda por outra.

Portanto, se o volume de negócios de exportação de uma empresa etíope, ou valor de ganho, for de 100 euros. 80% de seus ganhos serão convertidos em ETB e 20% serão convertidos em forex. Isso os deixa com 80 ETB e 20 EUR. Então, 80% desses 20 euros devem ser entregues ao governo etíope para impostos cambiais. Isso significa que a empresa tem apenas 4 euros restantes. Lembre-se, ETB não é uma moeda oficial de negociação e eles não têm permissão para converter 80 ETB em EUR ou USD. Portanto, a empresa só pode usar os 4 euros restantes para importar mercadorias. Escusado será dizer que 4 euros não são suficientes para importar mercadorias do estrangeiro. Portanto, a instabilidade dos custos de importação e exportação torna quase impossível a sobrevivência de empresas menores, especialmente quando dependem de uma pequena quantidade de divisas.

Além disso, o custo do algodão cultivado localmente aumentou significativamente na Etiópia. Em comparação, o preço do algodão indiano é de 2,10 USD, que é cerca de 109 ETB por kg, e o preço do algodão etíope é de 130 a 150 ETB e está aumentando. Como resultado, muitas pequenas fábricas locais, como a Kombolcha Textile, agora usam seu próprio estoque de algodão para produção, que durará apenas mais 6 meses. No geral, descobrimos que as prioridades da indústria são, por um lado, o crescimento das exportações e, por outro lado, o crescimento do emprego. Quando se trata de gestão de água, um assunto muito complexo, falta foco no abastecimento de água e saneamento tanto para grandes indústrias quanto para fabricantes locais, o que nos levou ao próximo desafio.

 

www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2022/09/Dbd_Ethiopia_4.png?resize=640%2C480&ssl=1"/>

 

O problema da água

Tivemos o prazer de conversar com professores de uma renomada universidade da Etiópia. Eles compartilharam conosco a rica história da água da Etiópia que deu ao país seu apelido – a “Torre de Água” da África. Um amigo local nos informou sobre os medidores de água supervisionados pelo governo da Etiópia para residências particulares. Esses medidores são lidos mensalmente e o consumo deve ser pago de acordo. Infelizmente, este não é o caso das indústrias. Através de uma conversa com um consultor de um Serviço de Consultoria Ambiental, que propõe uma reforma ambiental ao Ministério da Indústria e ao Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, aprendemos o seguinte sobre o consumo de água industrial:

Os IPs são construídos pelo governo e os investidores estrangeiros alugam o espaço e o usam para produção. Investidores estrangeiros pagam aluguel e eletricidade, mas a água é gratuita. Eles podem perfurar seus próprios furos de água e não são obrigados a provar o consumo. Além disso, o tratamento de águas residuais é recomendado, mas não obrigatório para a produção. Portanto, a empresa de consultoria defende mais regulamentações em torno da descontaminação de águas residuais e extração de água.

www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2022/09/DbD_Ethiopia_2.png?w=316&h=421&ssl=1" alt="Estação de Tratamento de Água"/>

www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2022/09/DbD_Ethiopia_3.png?w=316&h=421&ssl=1" alt="Estação de Tratamento de Água"/>

Um funcionário de uma empresa têxtil de propriedade indiana falou conosco sobre seu sistema de águas residuais e estação de tratamento. Eles instalaram sua estação de tratamento de águas residuais um ano após a abertura da empresa. Ele é projetado para tratar produtos químicos e corantes para que as águas residuais possam ser recicladas de volta ao ciclo da água da empresa. No entanto, a estação não tinha capacidade para tratar a quantidade de águas residuais produzidas. Assim, até 2 anos atrás, a produção simplesmente despejava o excesso de esgoto, principalmente na estação chuvosa, nos campos ao redor. Agricultores das áreas vizinhas reclamaram com razão sobre o problema, e o governo deu uma advertência à empresa. Desde então, as águas residuais não foram descartadas, mas nenhuma solução sobre os campos contaminados, que ainda exalam um cheiro acre, foi discutida. Então, surgiu outra questão. Foi explicado ainda que quando a água volta para a produção para ser reaproveitada, 10% fica como resíduo de lodo compactado na forma de grânulos. A empresa produz 5 sacos de grânulos por dia. Essas sacolas foram simplesmente descartadas nas áreas vizinhas. O governo então exigiu que a empresa guardasse as sacolas, que agora estão guardadas em um depósito no local, mas não há solução para o descarte final.

www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2022/09/DbD_Ethiopia_1.png?resize=640%2C480&ssl=1"/>
Resíduos do tratamento de efluentes – grânulos químicos e corantes

 

Conclusão

Sem o calor e a hospitalidade do povo etíope, não teríamos aprendido nada sobre a produção têxtil. O maior desafio para nós foi o acesso aos dados, porque principalmente na área de água quase não existem levantamentos confiáveis. Assim, as conversas pessoais com os diferentes stakeholders foram essenciais para a nossa avaliação. A Etiópia claramente tem potencial para se tornar a próxima “estrela em ascensão” na indústria têxtil. No entanto, os desafios políticos e econômicos ainda são muito grandes no momento. Portanto, deixamos o país com sentimentos contraditórios. Ecologicamente, resta temer que a extração descontrolada de água pelas indústrias, bem como o crescente interesse no cultivo local de algodão, levem a uma escassez significativa de águas subterrâneas limpas. Para a situação econômica da população desempregada, por outro lado, os IPs podem ser uma bênção há muito esperada. Semelhante ao Bangladesh, também podem ser esperados efeitos positivos na emancipação das mulheres. Uma dicotomia que pode ser resolvida: A antecipação da promulgação de leis que regulem o uso da água como recurso ao longo do ciclo produtivo. Porque sem água limpa, mesmo o maior boom econômico não pode evitar outra crise humanitária. Continuaremos a acompanhar os desenvolvimentos com grande interesse.

Um relatório de Charlotte Kühl & Michelle Dixon para Drip by Drip

Charlotte Kühl é estudante de tecnologia de vestuário e processamento de tecidos. Durante seu envolvimento com Drip by Drip como estudante trabalhadora, ela fez uma viagem de pesquisa de sete semanas à Etiópia, para analisar o status quo da indústria têxtil e de vestuário. Este artigo é um resumo de suas descobertas.

Michelle Dixon é escritora e artista visual com interesse em moda e poluição da água. Ela possui um Master of Arts em Nature – Culture – Sustainability Studies e sua pesquisa abrange moda e agricultura, moda e segurança hídrica e moda e elegância. Ela é pesquisadora e assistente de projetos no Drip by Drip.

Os direitos autorais das imagens pertencem a Charlotte Kühl.

https://www.fashionrevolution.org/ethiopia-textile-production/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 37

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço