Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

São Paulo - Mesmo sabendo das condições inseguras de trabalho em muitos lugares do mundo, a maioria dos consumidores tem um conhecimento superficial e pouco pessoal sobre o assunto.

Mas, e se a etiqueta da peça perfeita que você comprou, trouxesse a história de quem a confeccionou? E se essa história fosse trágica exatamente porque as condições de trabalho para a produção dessa peça são péssimas?

Pensando nisso, a Fair Trade Network, ONG canadense voltada para a educação social do consumidor, em parceria com a agência Repense, lançou uma campanha chamando a atenção das pessoas para a precariedade em que muitos trabalham.

As peças trazem informações que vão muito além da proveniência do produto.

Etiqueta em roupa revela a história de quem a confeccionou

Etiqueta em roupa revela a história de quem a confeccionou

1ª história - Bangladesh

"100% algodão. Made in Bangladesh por Joya que deixou a escola com 12 anos para ajudar seus dois irmãos e a mãe recém-viúva. Seu pai foi morto quando um incêndio destruiu a fábrica de algodão em que ele operava. Agora ela trabalha no prédio do outro lado da rua onde a fábrica foi queimada. Um constante lembrete do risco que ela corre todos os dias. A etiqueta não conta toda a história".

Etiqueta em roupa revela a história de quem a confeccionou

2ª história - Camboja

"100% Algodão. Made in Cambodia por Behnly, 9 anos de idade. Ele acorda cinco horas da manhã todos os dias para ir até a fábrica de roupas onde trabalha. Está escuro quando ele vai e escuro quando ele volta. Se veste com roupas leves porque a temperatura da sala onde trabalha chega a 30º. A poeira na sala enche seu nariz e boca. Ele faz menos de um dólar em um dia que passa lento e sufocante. Uma máscara custaria 10 centavos a fábrica. A etiqueta não conta toda a história".

Etiqueta em roupa revela a história de quem a confeccionou

3ª história - Serra Leoa

"100% algodão. Made in Sierra Leone por Tejan . Nas primeiras vezes em que cuspiu sangue ele escondeu de sua família. Eles não podiam pagar o tratamento médico e ele não podia arriscar perder seu emprego de longa data na plantação de algodão. Um dia, quando caiu em uma convulsão, aquilo não podia mais ser ignorado. O diagnóstico foi de intoxicação por agrotóxicos. A falta de um vestuário adequado o deixou com leucemia na idade de 34 anos. Ele tem duas filhas. Uma delas começa a trabalhar na fábrica no próximo ano. A etiqueta não conta toda a história".

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/etiquetas-contam-histo...

Exibições: 465

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço