Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os artigos certificados como orgânicos pelos EUA ou pela União Europeia terão mais facilidades de comercialização em ambos os mercados, graças a um acordo entre as duas regiões que permite reduzir as taxas e as burocracias e que deverá contribuir para melhorar a competitividade das empresas e a confiança dos consumidores.

Os EUA e a União Europeia assinaram o que é descrito como uma parceria «histórica» no comércio orgânico após terem concordado em reconhecer as certificações de cada em vários produtos, incluindo o algodão.

O pacto assinado a 15 de fevereiro significa que artigos orgânicos produzidos e certificados na Europa ou nos EUA podem ser vendidos em qualquer uma das regiões, eliminando a duplicação de taxas, inspeções e burocracias atualmente exigidas pelas empresas e agricultores. As novas regras entram em vigor a partir de 1 de junho.

«Este acordo surge com um duplo valor acrescentado»,considera Dacian Ciolos, o Comissário Europeu responsável pela agricultura e desenvolvimento rural. «Por um lado, os agricultores de produtos orgânicos e produtores de alimentos irão beneficiar de um acesso mais fácil, com menos burocracia e menos custos, para ambos os mercados, reforçando a competitividade deste setor. Além disso, melhora a transparência nos padrões orgânicos e melhora a confiança dos consumidores e o reconhecimento dos produtos e alimentos orgânicos», acrescenta.

A secretária-adjunta da agricultura dos EUA, Kathleen Merrigan, também espera que a parceria abra novas oportunidades de mercado para os agricultores orgânicos e empresas dos dois lados do Atlântico.

Os EUA e a UE são os dois maiores produtores orgânicos do mundo com um valor combinado que ronda os 40 mil milhões de euros.

As novas regras determinam que todos os produtos comercializados sob a parceria têm de ser enviados com um certificado orgânico de exportação que revele o local de produção, assegurar que não foram usados substâncias nem métodos proibidos, certificar que os termos da parceria são cumpridos e permitir que os produtos comercializados sejam traçabilizados.

O Diretório Geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia e o Programa Nacional Orgânico do Departamento de Agricultura dos EUA – que supervisiona todos os produtos orgânicos americanos – irão ter um papel de supervisores.

Os números mais recentes mostram que o mercado mundial de algodão orgânico cresceu cerca de 20%, para uns estimados 5,61 mil milhões de dólares (4,22 mil milhões de euros) em 2010 – com as previsões da Textile Exchange a projetar um crescimento do mercado para 6,2 mil milhões de dólares em 2011 e 7,4 mil milhões de dólares em 2012.

Fonte:|http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/40620/xmview/...

Exibições: 100

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço