Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Eurodeputados Portugueses Querem Travar Têxteis do Paquistão

Os eurodeputados portugueses alertam a UE para a concorrência desleal que os empresários vão enfrentar com a liberlização dos têxteis do Paquistão.

A entrada de têxteis do Paquistão na UE carece ainda de aprovação do Parlamento Europeu.

Os eurodeputados portugueses, Vital Moreira e Nuno Melo, defenderam ontem que a abertura do mercado europeu ao Paquistão vai penalizar os países mais pobres, atingindo sobretudo a indústria têxtil portuguesa e podendo destruir postos de trabalho. Neste sentido, o eurodeputado Nuno Melo (CDS-PP) apresentou uma proposta de resolução, em Estrasburgo, pedindo o impedimento da abertura do mercado da UE aos têxteis do Paquistão, recentemente decidida pela Organização Mundial do Comércio, que tem ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu.

O pedido de Nuno Melo é feito com base no sistema de tratamento preferencial às exportações de produtos de um país específico (‘Waiver') e em nome da protecção da "indústria têxtil e do vestuário de Portugal e da Europa das situações de ‘dumping' e de concorrência desleal que aquela abertura implicará", segundo um comunicado do eurodeputado. Nuno Melo sublinhou que "as empresas portuguesas e europeias terão de concorrer com empresas paquistanesas que recorrem ao trabalho infantil, não suportam custos sociais, ambientais, utilizam matérias-primas proibidas na UE e subvertem as normais regras de mercado". Também o socialista Vital Moreira defendeu que a concessão de preferências comerciais unilaterais adicionais ao Paquistão vai penalizar os países mais pobres da UE. "A proposta da Comissão de conceder ao Paquistão preferências comerciais excepcionais e unilaterais resultará na destruição de empregos na Europa", afirmou o eurodeputado, manifestando-se contra a conclusão deste processo que terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

Fonte:|http://economico.sapo.pt/noticias/eurodeputados-portugueses-querem-...

Exibições: 220

Responder esta

Respostas a este tópico

Olhem aí que enfrentam os mesmos problemas que o Brasil, portanto não é incompetência brasileira e sim "malandragem" de outros.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço