Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Evolução do Comércio Internacional de Têxteis e Vestuário

Países asiáticos são os principais exportadores de vestuário. Já as importações se concentram na América do Norte, Europa e Japão.

A comercialização de têxteis e vestuário alcançou a soma de US$ 478,6 bilhões em 2005, o que representa aumento de 125% no período de 1990 a 2005. Vale destacar que o comércio de vestuário cresce em proporções maiores do que o de têxteis, que incluem fios, tecidos, malhas, entre outros.

As maiores e mais tradicionais empresas do setor, e também as grandes exportadoras, sempre foram as indústrias de fios e tecidos, que forneciam matérias-primas para as confecções instaladas nos grandes mercados consumidores.

Com a migração da produção de vestuário para os países com custos baixos de mão-de-obra, estas empresas tiveram que se adaptar para permanecer suprindo estes mercados, passando a confeccionar seus tecidos em unidades próprias e a vender produtos acabados, chamados de full package.

Exportadores de vestuário
Os países asiáticos são responsáveis por mais de 55% das exportações mundiais de vestuário, dentre os quais se destaca a China que domina 26,9% desse comércio.

Entretanto, além dos asiáticos, há países ricos e emergentes de diferentes regiões do planeta, que também são grandes exportadores de confeccionados, localizados na Europa Ocidental, Leste Europeu e Norte da África.

Merecem destaque os seguintes países em cada região:

- Ásia: China, Hong Kong, Índia, Bangladesh, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Paquistão;
- Europa Ocidental: Itália, Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido;
- Leste Europeu: Turquia, Romênia, Polônia, Bulgária e Hungria;
- América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá;
- América Central: Honduras, República Dominicana, El Salvador e Guatemala;
- Norte da África: Marrocos e Tunísia;

Embora o Brasil seja o sexto maior produtor mundial, em termos de comércio exterior sua participação ainda é muito pequena, estando colocado na 47.ª posição no ranking dos maiores exportadores e importadores de vestuário do planeta.

A partir disso, pode-se concluir que neste segmento industrial, o Brasil se enquadra no perfil de ‘produtor consumidor’. Isto é, produz para si mesmo, com parcelas muito pequenas para a importação e exportação.

Importadores de vestuário
Do total das importações mundiais de vestuário, que somam US$ 276 bilhões, os Estados Unidos responderam por 28% dos valores registrados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em 2005, os países da Europa Ocidental, juntamente com o Japão e o Canadá, absorveram 60% dos produtos. Assim, pode-se dizer que os países ricos, ou de maior grau de desenvolvimento, respondem pelo destino de 88% do comércio mundial de vestuário.

A participação atual do Brasil, como mercado destino das exportações mundiais, é desprezível, representando 0,08% do valor total.

Fonte:|http://www.iemi.com.br/2012/04/20/noticias-evolucao-do-comercio-int...

Exibições: 433

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço