Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Olá, GRANDES MARCAS DE MODA,COMECE A FINANCIAR SUA DESCARBONIZAÇÃO AGORA!

COP29 começa aprovando regras para mercado de carbono ...

A COP29, a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, está pronta para ser um evento crucial na luta global contra as mudanças climáticas. Como de costume, a conferência reunirá líderes mundiais, negociadores e partes interessadas para avaliar o progresso nos compromissos climáticos feitos durante as reuniões anteriores da COP e para discutir estratégias para atingir as metas do Acordo de Paris. Mas estamos todos cansados ​​de discussões e compromissos, o tempo está se esgotando e precisamos urgentemente de ação. 

Como muitas partes interessadas estão se referindo à COP29 como " a COP das finanças ", com negociações vistas como críticas para promover uma série de ferramentas e instrumentos financeiros para apoiar ações para enfrentar as mudanças climáticas, queremos reforçar nosso apelo às principais marcas de moda para que invistam pelo menos 2% de sua receita em uma transição justa dos combustíveis fósseis , como o carvão, para fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar, para abastecer a cadeia de suprimentos da moda de forma limpa. 

A moda está alimentando a crise climática, e as grandes marcas de moda precisam investir urgentemente onde estão suas emissões.

A moda é uma das indústrias mais poluentes do planeta, com combustíveis fósseis queimados em todas as etapas da produção. A indústria sozinha deve ultrapassar o limite de 1,5 °C em 50% , dobrando as emissões em vez de reduzi-las pela metade, como a ciência clama. Catástrofes climáticas frequentes, como calor extremo, inundações e secas, estão devastando os meios de subsistência dos trabalhadores em todas as cadeias globais de suprimentos de vestuário, com o clima extremo estimado para custar quase um milhão de empregos até 2030.

O novo relatório da Fashion Revolution, What Fuels Fashion?, analisou 250 das maiores marcas e varejistas de moda do mundo e os classificou de acordo com seu nível de divulgação de dados climáticos e energéticos em suas operações e cadeias de suprimentos. As descobertas revelaram que as principais marcas de moda não estão fazendo o suficiente para reduzir o uso de combustíveis fósseis em suas cadeias de suprimentos. 86% das principais marcas de moda não têm uma meta pública de eliminação gradual do carvão, e apenas 3% divulgam o nível de suporte financeiro fornecido aos trabalhadores da cadeia de suprimentos afetados pela crise climática. 

Ao investir pelo menos 2% de sua receita em energia limpa e renovável e na qualificação e suporte de trabalhadores, a moda poderia simultaneamente conter os impactos da crise climática e reduzir a pobreza e a desigualdade em suas cadeias de suprimentos. O colapso climático é evitável porque temos a solução – e a grande moda certamente pode pagar por isso.

Nossas demandas por marcas de moda:

  • Conte-nos sobre suas roupas: como e onde foram feitas, quantas foram produzidas.
    1. Divulgue seus volumes de produção anual
    2. Divulgue a mistura de fibras das suas roupas e por que essas fibras são
    3. Divulgue os preços que você paga aos fornecedores por cada item e os salários que os trabalhadores recebem pela produção de suas peças
  • Conte-nos sobre seu impacto: Meça seu impacto ambiental e social e divulgue-o.
    1. Divulgue suas listas de fornecedores (Nível 1 e Nível 2) em um formato de código aberto e fácil de usar para outros (como Excel, CSV ou JSON)
    2. Divulgue sua mistura de combustível em suas cadeias de suprimentos por país
    3. Publique uma análise detalhada do tipo de aquisição de energia renovável em suas operações e cadeia de suprimentos
    4. Diga-nos como você está alavancando seu poder de influenciar e defender um processo de descarbonização e uma transição justa em seus países fornecedores
  • Conte-nos sobre suas metas: estabeleça metas, informe como você as estabeleceu, como planeja alcançá-las e relate o progresso.
    1. Divulgue suas metas climáticas, incluindo sua cadeia de suprimentos, apoiadas por uma estratégia de descarbonização. Ah, e não se esqueça de compartilhar como os fornecedores foram consultados no estabelecimento dessas metas.
    2. Publique evidências de ações climáticas na cadeia de suprimentos e como esses esforços estão reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de energia renovável.
    3. Compartilhe como você está apoiando seus fornecedores para uma transição justa

Nossas demandas para os formuladores de políticas: 

  1. Implementar regulamentações vinculativas: exigir transparência e responsabilidade corporativa em questões ambientais e de direitos humanos na indústria global da moda.
  2. Práticas de compra responsáveis: garanta que os pagamentos da marca aos fornecedores reflitam os verdadeiros custos da produção sustentável.
  3. Financie a Transição Verde: desenvolva políticas que apoiem países produtores de vestuário que enfrentam crises de dívida e vulnerabilidades climáticas, priorizando ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
  4. Apoio financeiro direto para fornecedores: facilitar o acesso a recursos financeiros para fornecedores aumentarem a resiliência às mudanças climáticas, com termos de pagamento flexíveis e processos de empréstimo simplificados.
  5. Modelos de tomada de decisão equitativos: crie estruturas de tomada de decisão informadas pelas partes interessadas afetadas, garantindo que os contextos locais e as necessidades regionais sejam integrados ao planejamento e à implementação de ações climáticas.

O que vocês (cidadãos) podem fazer? 

  • Você pode ler o relatório What Fuels Fashion aqui e compartilhar! 
  • Envie suas marcas por e-mail aqui
  • Doe aqui para manter nossa revolução em andamento

 Por Revolução da Moda

https://www.fashionrevolution.org/cop29-demands/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço