![Exportação Portugal: Exportações no sector têxtil subiram 13 por cento Exportação Portugal: Exportações no sector têxtil subiram 13 por cento](http://www.mhariolincoln.jor.br/upload/textos/batista/industria-textil1.jpg)
Exportação Portugal: Exportações no sector têxtil subiram 13 por cento
Se as exportações portuguesas de produtos têxtil e vestiário mantiverem o ritmo de crescimento do primeiro semestre, de 13 por cento, o sector deverá fechar o ano com um valor de exportação superior a quatro mil milhões de euros, um número que não se repetiu desde 2008.
Na primeira metade do ano, o valor das exportações no sector foi de 2.061 milhões de euros, segundo revelou hoje a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).
O ritmo de crescimento face ao ano passado ficou, ainda assim, abaixo da média das exportações nacionais, que fecharam a primeira metade do ano a subir 17,7 por cento. O que não quer dizer que, em termos reais, isso possa afectar o lugar que a indústria tem no peso na venda de bens para o exterior, cerca de dez por cento do total, segundo a ATP.
O aumento mais expressivo nas exportações, de 73,5 por cento, verificou-se nas matérias-primas de fibras têxteis vegetais, seguidas das fibras sintéticas ou artificiais (37,7 por cento) e da matérias-primas de algodão (34,9 por cento).
Quanto ao peso percentual no bolo total de saídas, o vestuário e acessórios de malha segura a primeira posição entre os produtos mais são exportados, com 38 por cento, e garante, em conjunto com os segmentos “vestuário e acessórios excepto malha” e outros produtos têxteis quase dois terços dos bens vendidos fora do mercado português.
O saldo comercial no sector aumentou em termos homólogos 42 por cento, para 396 milhões de euros, com as importações a aumentarem 8,1 por cento.
Fonte:|http://export-hub.com/en/news-europe/289-southern-europe-portugal/3854-exportacao-portugal-exportacoes-no-sector-textil-subiram-13-por-cento