|
Alfredo Emílio Bonduki, vice-presidente da ABIT, discursa durante a abertura da Tecnotêxtil
|
Novidades em equipamentos para a produção de têxteis foram apresentadas durante a Feira de Tecnologias da Indústria Têxtil – Tecnotêxtil Brasil 2011, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de abril, em São Paulo (SP). O salão é organizado pelo Grupo FCEM e contou com o apoio da ABIT, que na ocasião, foi representada por seu vice-presidente, Alfredo Emílio Bonduki. O executivo ressaltou a importância do evento. “É um grande orgulho apoiar a Tecnotêxtil, pois esta iniciativa traz mais competitividade para o setor”, afirmou Bonduki.
Mesmo com uma grande quantidade de expositores internacionais no salão, algumas empresas brasileiras marcaram presença na feira. Uma das fabricantes nacionais de equipamentos presente na Tecnotêxtil foi a Automatisa, especializada em tecnologia de corte de peças. A inovação feita por eles foi o desenvolvimento de máquinas com visão de LED, que privilegiam a precisão de cortes. Joana de Jesus, diretora de marketing, explica os critérios para a concepção de seus artigos. “Criamos soluções de acordo com as necessidades de nossos clientes, pois o mercado exige cada vez mais novos recursos”, afirmou a executiva.
|
Clientes testam rede social de moda integrada a software de criação da Audaces
|
Outra companhia nacional que oferece tecnologias para automação de processos produtivos do setor têxtil é a Audaces. A empresa levou para o evento equipamentos necessários para a montagem de uma sala de corte completa, além de uma mesa para digitalização de moldes em 3D e a primeira rede social de moda integrada a um software de criação. Paulo Pereira, diretor da Audaces, informa que todos os novos recursos fazem parte da estratégia de crescimento da empresa. “Nosso diferencial perante aos concorrentes internacionais é a inovação, temos uma equipe apenas para criar em projetos exclusivos”, ressaltou Pereira.
Já a Ampla, especializada em equipamentos de impressão digital, levou para a Tecnotêxtil máquinas à base de óleo, com a vantagem da estabilidade de temperatura e usar tinta sublimática em papel transfer, algo novo neste segmento. Daniele Diesel,
|
A empresa Ampla tem assistência técnica própria para atrair mais clientes
|
diretora de marketing, destaca a vantagem de seus produtos perante aos importados. “Temos assistência técnica própria, se acontecer algum problema com o produto adquirido, o cliente não terá que esperar a chegada de uma peça do exterior para reparar o dano na impressora”, afirmou Diesel.
Apesar dos esforços das fabricantes brasileiras de tecnologias deste tipo para ampliar o seu mercado, as importações de equipamentos para a produção permanecem com uma demanda grande. De acordo com dados da ABIT, no primeiro trimestre deste ano foram importados US$ 239 milhões em máquinas para a indústria têxtil e de confecção.
Para endossar a competitividade do setor, a FCEM, organizadora da Tecnotêxtil, promoveu em paralelo à feira, a final do concurso Brasil Fashion Designer – Etapa Sudeste. A premiação tem o objetivo de incentivar o talento criativo dos jovens estilistas e, ao mesmo tempo, promover maior integração entre todos os elos da cadeia, desde profissional de criação até o técnico responsável pela produção.
Dentre dez finalistas, a grande vencedora foi a estudante Domitila de Paulo, da FUMEC (MG), com a coleção Frag-Mente o Navegador. A jovem designer se inspirou no artista plástico Arthur Bispo do Rosário, tema do concurso, para criar os looks vencedores da premiação. Como recompensa, a estudante recebeu uma viagem de pesquisa de moda para Berlim, na Alemanha, além de uma licença do Audaces Idea Full (software de criação) e de um contrato do Clube Audaces por seis meses.
A FCEM, grupo que promove a TecnoTêxtil, anunciou a data da próxima edição do salão, que deverá acontecer entre os dias 23 a 26 de abril de 2013, no Expo Center Norte, Em São Paulo (SP).