Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fabricação de Cabos Têxteis para a Indústria Pesada

   A união faz a força, e não haverá melhor exemplo disso do que um cabo para ancorar plataformas petrolíferas. A Lankhorst é uma empresa sediada em Portugal na Póvoa do Varzim, que produz cabos a partir de 288.000 fios de Polyester de alta tenacidade,Um entrançado fortíssimo capaz de resistir a mais de 2.600 toneladas de carga de ruptura.              Nas imagens postadas podem ver toda a sequência da fabricação dos cabos.

                    

 

                     

 

  A Indústria Têxtil é muito, mas mesmo muito, diversificada e é nessa diversificação é  que reside a sua riqueza. O Têxtil tem uma importância vital na vida das pessoas, neste sentido deve ser apoiada e desenvolvida de forma eficaz e sem reservas.



Exibições: 570

Responder esta

Respostas a este tópico

Caros amigos

 

Na publicação acima do Textile Industry - Ning consta um artigo de autoria do Jorge Trindade e descreve as fases de fabricação de Cabos multi-braided, sintetizando o processo com a frase:"A união faz a força, e não haverá melhor exemplo disso do que um cabo para ancorar plataformas petrolíferas...". Mostro no anexo algumas aplicações para os cabos que o Jorge mostra no seu artigo.

 

Não sei qual a nacionalidade do Jorge Trindade mas, aparentemente parece querer dizer algo mais profundo em relação a nossa situação interna em geral, ou talvez em relação à propria estagnação da nossa industria têxtil  Assim sendo, caso alguém saiba seu e-mail, por favor enviem as observações que aqui coloco.

 

Particularmente prefiro pensar que ele se refere à não interferencia da ABTT (ou ainda ascendencia) sobre os atos daqueles que deveriam ser os primeiros a tentar MOTIVAR nossa industria têxtil a estar entre aqueles que estão banindo a Matriz Metal Mecanica, que há muito já se tornou obsoleta, "A Indústria Têxtil é muito, mas mesmo muito, diversificada e é nessa diversificação é  que reside a sua riqueza. O Têxtil tem uma importância vital na vida das pessoas, neste sentido deve ser apoiada e desenvolvida de forma eficaz e sem reservas"

 

Com a frase acima finaliza o Jorge o seu artigo... Não sei se ele também tem conhecimento que esses mesmos cabos aos quais ele se refere, podem estar sendo utilizados  para arrastar Icebergs da Costa Canadense até ao Norte da Africa como mostra a simulação abaixo.

 

Como o Jorge chamou a atenção para o real significado da Tecnologia Textil, aproveito o gancho para dizer que talvez assim nossos GOVERNANTES E EDUCADORES da ESCOLA tomem Vergonha na Cara e passem a se dedicar e adotar um novo PADRÃO ACADEMICO que mostre aos industriais e alunos o que significa a Tecnologia Têxtil para os novos rumos que o mundo está tomando no que se refere a preservar recursos naturais e eficiencia

energetica...

 

Paulo Valentim

http://textileindustry.ning.com/profile/PauloValentim?xg_source=pro...

Caro Paulo, agradeço os seus comentários e aproveito para o informar que sou Português, técnico têxtil na área do design e formador na mesma área. Sou um defensor acérrimo da Indústria Têxtil e não me conformo com o que lhe está a acontecer aqui na Europa e, ao que me tenho apercebido, tambem aí no Brasil. Trata-se dum erro estratégico e quem está a aproveitar são a China e outros países asiáticos. Os produtos têxteis estão presentes em todas as fases do nosso dia a dia, são por isso imprescindíveis. Quando falamos em têxtil temos sempre o nosso pensamento o Vestuário mas se pensarmos um pouco mais esse é apenas um sector, não podemos esquecer e até explorar os outros sectores como por exemplo : automóvel, habitação, mobiliário, aeronáutico, naval e tantos outros.
O Brasil tem de explorar as oportunidades que tem por ser um potencial produtor de algodão, juta, cânhamo, coco, e fundamentalmente a produção de viscose. Não me vou alongar mais mas disponho-me a ajudar, dentro das minhas possibilidades o desenvolvimento do têxtil seja onde for.
O meu email é : trindade.jm@gmail.com

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço