Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fashion Revolution Day promove reflexão sobre real custo da moda

Fashion Revolution Day 2015 ©Divulgação

No dia 24 de abril de 2013 aconteceu uma das maiores tragédias que a indústria da moda já viveu: o colapso do Rana Plaza, em Bangladesh, edifício que abrigava diversas fábricas de roupas que produziam, em larga escala, para renomadas marcas globais. A catástrofe deixou mais de 1.133 trabalhadores têxteis mortos e outros 2.500 feridos.

Esse foi o ponto de partida para o Fashion Revolution (Revolução da Moda), movimento criado em Londres pelas designers e ativistas Carry Somers e Orsola de Castro com o objetivo de evitar mais acidentes como o do Rana Plaza, tornando o mercado fashion mais seguro, sustentável e humano. Para incentivar a reconexão de toda a indústria, elas se uniram a um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa, acadêmicos e interessados em geral, e o movimento começou a crescer e engajar pessoas mundo afora.

Em 2014, quando a tragédia estava prestes a completar um ano, as fundadoras do Fashion Revolution estabeleceram que 24 de abril seria o Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda), data celebrada para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu real impacto, da produção ao consumo. A campanha, que conquistou adeptos de peso como a estilista Stella McCartney (foto abaixo) e a ativista Livia Firth, se espalhou pelo mundo com a ajuda das redes sociais. Durante todo o dia, as pessoas perguntam “quem fez minha roupa?” postando uma peça do lado avesso com a etiqueta aparecendo e as hastags #fashrev, #whomademyclothes e #quemfezminhasroupas.

https://igcdn-photos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t51.2885-15/11190779_828429553902195_452682815_n.jpg

No Brasil, o 24 de abril de 2015 será marcado ainda por ações em diferentes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Na programação estão palestras e workshops de upcycling, entre outras atividades. Confira a agenda aqui.

Saiba mais sobre o Fashion Revolution no vídeo abaixo e veja fotos inspiradoras tiradas do Instagram @fash_rev. Participe também!

http://ffw.com.br/noticias/moda/fashion-revolution-day-promove-refl...

Exibições: 144

Responder esta

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço