Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fashion Revolution, considerado o maior movimento de ativismo de moda do mundo, anunciou os detalhes da Fashion Revolution Week 2025, que decorre de 22 a 27 de abril.

Photo: Pixabay


O tema deste ano é “Think Globally, Act Locally" (Pense globalmente, aja localmente), com o objetivo de envolver as comunidades locais e os tomadores de decisão políticos.

É um objetivo indiscutivelmente grande e surge “à medida que os governos de todo o mundo recuam na legislação destinada a proteger o ambiente e os direitos dos trabalhadores do vestuário, as marcas globais também estão silenciosamente a desprivilegiar os seus objectivos de sustentabilidade e o desinvestimento em combustíveis fósseis, salientando a razão pela qual a ação colectiva dos cidadãos é agora mais importante do que nunca”. 

A Fashion Revolution Week 2025 mobilizará os cidadãos através da sua rede em mais de 80 países e não só, “para se juntarem, sensibilizarem, melhorarem as suas competências e defenderem uma melhor legislação social e ambiental, amplificando a mensagem de que as marcas de moda têm de ser responsabilizadas pelos seus impactos e aumentar a transparência ao longo das suas cadeias de abastecimento”.

A diretora executiva Sarah Jay afirmou: "Ao entrarmos na segunda década do Fashion Revolution, temos de nos basear no espírito de aliança, investigação e comunidade em que fomos fundados. A pergunta inaugural da Fash Rev, “Quem fez as minhas roupas?”, é tão relevante agora como sempre. Temos de continuar a fazer perguntas ousadas e a exigir transparência, compromissos sólidos e planos de ação tangíveis por parte das marcas, das partes interessadas e dos tomadores de decisão políticos. Temos de nos organizar localmente, ligarmo-nos estrategicamente e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas em apoio de maiores proteções legislativas para a força de trabalho global da moda, para a biodiversidade e para os serviços dos ecossistemas que continuamos a explorar através da produção e consumo excessivos".

O grupo tem um kit de ferramentas sobre questões locais que pode ser descarregado. Contém uma visão geral das questões do setor, bem como recursos para ajudar a identificar o que é mais relevante para os participantes e para a sua comunidade imediata. 

Aconselha sobre a forma de envolver os decisores políticos locais e está previsto um Mend in Public Day para 26 de abril. Esta iniciativa surge na sequência de um lançamento bem sucedido em 2024. "Armados com agulha e linha, os Fashion Revolutionaries estarão remendando e costurando em protesto contra a produção e o consumo excessivos. Porque numa era de moda descartável, reparar as nossas roupas é um ato revolucionário. Aproveitem a oportunidade para se juntar à sua comunidade local, repararem bolsos rasgados e costuras rasgadas e iniciem conversas sobre como fazer com que as roupas amadas durem", afirma o Fashion Revolution.  

Juntamente com o Slow Stitch Club, está também organizando um workshop online de costura em 26 de abril.

https://br.fashionnetwork.com/news/Fashion-revolution-revela-tema-e...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 18

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço