Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fashion Skills: Habilidades e competências nas profissões da moda

Alunos da Ferrari Fashion School em Milão durante a aula de projeto.

 

Quais são os conteúdos que devem ser explorados num curso de moda (superior ou técnico) para desenvolver as competências dos profissionais do futuro? Essa questão tem permeado a maioria dos debates nas instituições brasileiras e estrangeiras, uma vez que os processos de criação, produção e consumo de moda têm se transformado radicalmente, a ponto de modificar o sistema de valores dentro da profissão.

 

Acompanhar essas mudanças e adivinhar o futuro é difícil, mas um dos caminhos que parecem contribuir para que as novas gerações recebam retorno pelo investimento efetuado em toda a sua educação, tem vindo do mercado. Profissionais de análise de carreira e de recrutamento, quando realizam diagnósticos dentro das empresas para desenhar o perfil ideal do profissional para ocupar uma vaga ou liderar um projeto (que são coisas bem diferentes e falaremos num post em breve), apontam três skills fundamentais: representar, construir e compartilhar. Mas, na prática, o que esses verbos de ação com múltiplos significados significam quando sou um profissional de moda?

 

Quando falamos em representar, falamos propriamente das habilidades de colocar no papel, no busto, com colagem, desenho ou em qualquer técnica ou linguagem que esteja à sua disposição. A representação é de dois tipos, descritiva (para instruir tecnicamente um produto ou conceito a todas as pessoas envolvidas) e narrativa (que conta os aspectos intangíveis, abstratos ou imateriais de um produto ou conceito). Na moda, isso quer dizer, por exemplo, realizar um desenho técnico preciso e correto e também fazer uma colagem ou painel semântico que mostre o espírito de uma coleção.

 

Construir, segunda habilidade essencial, diz respeito ao fato de que devemos saber como um produto (material ou digital) se concretiza. Modelagem e costura, além de tecidos, aviamentos, beneficiamentos, lavagens etc., não devem ser mistério para quem trabalha com moda.

 

Finalmente a última habilidade, denominada de compartilhar, significa na prática ter competências comunicativas. Nós sabemos que a comunicação é uma relação que se estabelece entre emissores e receptores, mas que nós não ocupamos mais um único papel. Aliás, essa é uma das transformações ocasionadas pelo poder das mídias e das redes digitais. Quem trabalha com moda deve saber interpretar, sentir e perceber e, também saber expressar. Cada vez mais as pessoas querem se sentir ouvidas e são convencidas pelas histórias que contamos sobre nós, sobre nossos produtos e nossa filosofia dentro da moda, e isso pode se dar ouvindo-nos, por meio de fotografias, nas cores adotadas na identidade visual de nossa marca e em outros lugares menos óbvios.

Tenha em mente quais habilidades você precisa desenvolver.

 

 

Bom, e como se tornar um profissional que atenda a essas demandas pois, segundo recrutadores, você precisa ter todas essas skills ou habilidades?

 

Deve-se pensar que formação deve ser contínua. Mesmo após o fim da faculdade, devemos investir tempo e dinheiro em cursos de formação complementar ou aprimoramento profissional. Segundo, devemos ser bem críticos sobre nossas competências e formação até então adquirida, identificar lacunas e buscar cobri-las, o que pode acontecer, inclusive, com leituras focadas ou experiências culturais multidimensionais, de cinema a viagens. Terceiro, entender que uma habilidade ou competência (uma skill) é uma coisa que pertence a você e, portanto, não ao seu empregador. Você a levará para sempre e ela sempre será cumulativa.

 

Lembre-se, não há como fugir: os analistas de carreiras e recrutadores demonstram que por mais que você possa ser muito bom em uma tarefa ou assunto, deve ter conhecimento sobre outras, pois assim atuará de modo mais orgânico e em conjunto. Além disso, outras vantagens seriam a visão sistêmica, o crescimento profissional, a renovação de estratégias, a identificação das falhas na cadeia e muito mais.

https://www.fashion-for-future.com/post/moda-minha-carreira

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

 

 

Exibições: 346

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço