Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

APEX COAT é uma coleção colaborativa criada porJustin Hattendorf e Alexis Walsh.  A ideia combina de forma harmoniosa o artesanato e a tecnologia digital algorítimica. As peças impressas em 3D foram desenvolvidas através de um software exclusivo e personalizado, e aplicadas manualmente nas peças de roupa da coleção – unindo a alfaiataria tradicional às técnicas de design generativo. A peça foi impressa através da  Voodoo manifacturing , com prototipagem inicial feita em impressoras 3D makerbot. 
 

 
 
Os pequenos rebites translúcidos impressos em 3D são fixados manualmente no tecido com a uma rosca interna em latão que brilha através do revestimento perolado dando um efeito iluminado. Não existem dois rebites idênticos nas peças de roupa devido a composição dos padrões com inúmeras variações de pontos, curvas e ligações desses pontos. Essas formações de padrões com os rebites resultam em linhas estruturadas que envolvem e esculpem o corpo, enquanto o tecido preto da roupa contrasta visualmente exaltando as formas arredondadas dos pinos em 3D.
 
 

 
 

Para o desenvolvimento desse projeto foi necessário a criação de um aplicativo específico com capacidade de unir a habilidade do trabalho manual e a genialidade de técnicas avançadas de modelagem digital. Antes de serem impressos em 3D, os rebites e os pinos de fixação foram criados manualmente em um manequim em cima de um protótipo plano de alfaiataria, sendo posteriormente fotografado e digitalizado para dar início a simulação digital no desenvolvimento de padrões com contornos complexos. A construção de diferentes padrões com inúmeros rebites é feito de acordo com a modelagem da roupa e então desenhos começam a surgir apenas com o encaixe da base dos pequenos rebites.
 
 


 
Abaixo, algumas imagens da APEX SERIES, expansão da ideia original.
 


 
 

Via Alexis Walsh e Justin Hattendorf. Todos os direitos reservados.

 http://divaholic.com.br/design/fashion-tech-moda-com-impressao-3d-e...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 481

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço