Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O conceito de fast fashion está pautado na agilidade das empresas em produzir e entregar ao mercado produtos inovadores e com valor de moda em menos tempo. Porém toda nova forma de trabalho ou estratégia vem acompanhada de vantagens e desvantagens. 

Veja algumas vantagens e desvantagens do fast fashion.   Vantagens: •    Variedade: O cliente encontra um novo produto a cada semana, algumas lojas conseguem até mesmo trabalhar com reposições diárias. •    Personalização: O cliente participa do design da peça, dessa forma encontra produtos personalizados de acordo com as suas necessidades. •    Estoque baixo: O estoque é baixo, na medida certa, para não gerar custos altos para a empresa. A regra é vender a maior quantidade possível dos produtos expostos na loja e aqueles produtos que não tiveram saída entram rapidamente em liquidação. •    Resposta às mudanças: O fast fashion responde mais rápido às mudanças de mercado e tendências de moda do que as coleções normais, pois seu ciclo de produção é mais enxuto.

Desvantagem: •    Grade baixa: Como o foco não está na quantidade de produtos, mas sim variedade, não será possível suprir as necessidades de todos os clientes. Assim, o lojista pode receber os tamanhos P e M, e não conseguir atender o cliente GG, por exemplo.  •    Fornecedor: Como os pequenos negócios trabalham com lote baixo, pode ser difícil encontrar uma cadeia flexível de fornecedores. •    Ponto de atenção: O preço acessível não é uma regra do modelo, o que caracteriza o fast fashion é a participação do consumidor e não o preço final da peça, ou seja, é o público quem define quanto o produto vai custar, bem como todos os outros requisitos do design da peça.  •    Questões legais: Pelo fato de estar ligado a fortes tendências de moda, muitas vezes, o fast fashion acaba reproduzindo peças parecidas com as de grife. É preciso estar atento a problemas legais, de registro de produtos, marcas e modelos. •    Ponto de atenção: Críticos ao modelo fast fashion afirmam que as tendências são colocadas em primeiro lugar e que, portanto, o estilista acaba perdendo a liberdade para criar. Algumas marcas que praticam o fast fashion alegam apenas buscar inspiração em grifes de renome e que esse é um processo que resulta na convergência a respeito das pesquisas de tendências. Como no caso da Zara, que buscou inspiração em marcas como Prada e Gucci. 

Referências:  http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/sebrae%202014/Estudos%20e%20Pe...

Exibições: 230

Responder esta

Respostas a este tópico

Vantagens? So vejo as desvantagens, pra que serve ter novidade todo dia? Alguém vai numa loja de roupa todo dia se não trabalhar nela? Nesta historia sobra pro nosso planeta que nem foi lembrado por quem escreveu o texto

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço