Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aconteceu entre os dias 12 a 15 de agosto de 2014, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC) a 14ª edição da Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil. O evento, que reuniu expositores de mais de 50 países, incluindo Brasil, América Latina e até de países como Alemanha e Japão, expondo as 2.250 marcas, contou com 90 mil visitantes profissionais do segmento têxtil, resultado mais do que positivo para a promotora e organizadora do evento, FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos.

Muitas novidades tecnológicas em equipamentos atraíram os visitantes para os stands. Grandes destaques ficaram por conta das empresas revolucionárias em sustentabilidade. Para o diretor de comunicação da FCEM, Hélvio Madeira Júnior, a Febratex se manteve como referência para os profissionais de toda a cadeia têxtil brasileira: “Os profissionais do setor encontraram na feira os principais lançamentos em máquinas, acessórios e insumos, o que torna o evento essencial no calendário para a modernização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva têxtil”. E completa: “Além do expressivo volume de vendas realizadas durante o evento, os resultados dos contatos comerciais iniciados no evento serão concretizados em negócios ao longo dos próximos meses e esta é a verdadeira missão de uma feira de negócios”.

A gerente de marketing da Lectra, Daniela Ambrogi declara: “A edição 2014 da Febratex foi muito positiva e uma excelente oportunidade para encontrarmos nossos clientes e divulgarmos nossas soluções para potencias clientes de todo Brasil. A Lectra já participa desta feira há várias edições e em 2016 estaremos novamente no mesmo local com muitas novidades. A atração este ano foi a sala de corte com a máquina Vector FashionIX6, a enfestadeira XBrio 100 e a Post Print, a etiquetadora que elimina a impressão do risco. Esta sala foi concebida dentro do conceito do Lean Manufacturing. A solução Modaris Expert 3D de modelagem e prototipagem também fez muito sucesso. Com o Modaris Expert 3D é possível desenvolver a modelagem plana, testá-la em manequins virtuais 3D simultaneamente e realizar todos os ajustes necessários dispensando a produção de protótipos físicos. A cada alteração, a modelagem inteira da peça se adapta automaticamente inclusive encaixe de estampas ou aplicação de detalhes como bolsos. A solução também permite a simulação de cores, estampas, texturas, volumes, bordados e rendas, entre outros”.

Albrecht – O destino dos resíduos da atividade industrial é uma das preocupações das empresas e, para amenizar este impacto, a Albrecht desenvolveu e patenteou o primeiro secador térmico de resíduos com tecnologia nacional, o Bruthus. O equipamento gera grande economia, pois permite a redução do peso, volume e umidade dos lodos gerados, bem como diminui o passivo ambiental. Sempre que possível, a empresa também busca o reaproveitamento deste resíduo em outro processo.

Automatisa – A empresa lançou a Mira LTX, equipamento para gravação a laser capaz de realizar técnicas em jeans como bigodes, lixados, used e puídos. Outro destaque é o Prisma, produto dotado de visão LED que permite à máquina “enxergar” o que deve ser cortado pelo laser, gerando automaticamente o arquivo de corte.

Coratex – O lançamento ficou por conta da linha de corantes Coradene New para tingimento de algodão e que apresenta efeitos vintage em um processo rápido, econômico e com baixo impacto ambiental.

AUDACES - Oferecendo ao mercado soluções de CAD/CAM, plotagem e corte, agora também presta consultoria na área de confecção com seu mais novo produto: o Idea Consult, e o Audaces Supera, no qual clientes premium do Clube Audaces tem acesso. Esse sistema é capaz de gerenciar e processar filas de encaixes enviadas por um ou mais computadores, permitindo a realização de outros trabalhos enquanto os arquivos de encaixe são processados. Na feira também foi apresentada a máquina de corte automática Audaces Neocut, que possui tecnologia 100% brasileira e é a única do gênero produzida na América Latina. O equipamento possui sistema inteligente e design moderno, que seguem os padrões de qualidade e segurança dos produtos Audaces.

Etical Etiquetas – A empresa de Caruaru (PE) apresentou o Book de Etiquetas Essential, voltado para as necessidades do fast fashion, além de etiquetas segmentadas para jeanswear, sportswear, casualwear e underwear, entre outros.

Invista - Durante o evento, a empresa apresentou o projeto Connect, iniciativa que irá mover toda a cadeia têxtil. Um novo posicionamento da marca será articulado através da campanha “Lycra® Moves You”, aliada a uma nova arquitetura da marca, que contará com uma campanha de comunicação integrada, além de ativações no varejo, movendo diretamente o consumidor.

Haco – A empresa lançou o The Black Book – feminino e masculino -com páginas recheadas de diversas soluções em identificação, e o tradicional preview de tendências Haco, que foi totalmente repaginado. O material de inspiração indica as tendências para o Inverno 2015 e agora conta com atualização para Primavera/Verão 2015/16. O The Denim Book de tendências da Haco é focado no segmento jeanswear, que apresenta diversas tendências denim aplicados a produtos de identificação, como características vintage, folk, indigo prints, biker, country entre outras.

ILMAK - É uma empresa de origem americana com quase 30 anos de mercado, especializada na fabricação de fitas para impressão por transferência térmica (ribbons) utilizados na impressão de código de barras e dados variáveis. Apresentou durante a Febratex a etiqueta polyester P28k, que resiste a lavanderia industrial e é própria para jeans, ela não rola durante a lavagem.

Armarinhos 25 – Apresentou as linhas de aviamentos nacionais e importados, e todo o mostruário pode ser comprado online. Entre as novidades, destaque para a renda guipir com motivos atemporais e o tule invisível.

A Texpal lançou há um ano os corantes rongeáveis Reacron que tem um tingimento mais rápido e utiliza pouca água, chegando a economizar 70% de água e redução de tempo em lavanderia. O produto pode ser aplicado no jeans, na malha e em qualquer peça de algodão. O corante oferece várias possibilidades de lavagem em um único produto. Também mostrou outras aplicações em spray no Brim, garantindo uma solidez perfeita com aspecto vintage.

Metalsete – A empresa de Blumenau apresenta a máquina japonesa de corte automático TC 7000 da ROBOT CUT, que realiza cortes com largura de 1.600, 1.800, 2.000 ou 2.200 mm, com comprimento 2.000 ou 2.400 mm, altura de 30, 50 ou 70 mm e é capaz de cortar até 40 metros de tecido por minuto. Também foram apresentados dois modelos de enfestadeira, a Automática FN 600, que enfesta todos os tipos de tecidos, e a Semi-Automática M7E.

Mondele - Há 15 anos no mercado, a empresa que atua no segmento de componentes metálicos em "zamac" para os segmentos de calçado, confecção, acessórios, e peças técnicas a outros mercados, participou pela primeira vez da feira. No segmento moda, ofereceram uma gama de produtos como argolas, passantes (passadores), fivelas, enfeites, rebites, botões com furos.

Fórum Febratex de Informações
Visando qualificar ainda mais o segmento têxtil nacional, o evento contou com uma programação paralela composta por palestras e debates voltados aos empresários e profissionais do setor. Nesta edição de 2014 foi realizado o Fórum Febratex de Informações, que teve em sua programação palestras com importantes profissionais, considerados referências em moda, mercado e processos industriais.

Para a edição de 2016, a FEBRATEX contará com mais um pavilhão, o setor 4, o mesmo será inaugurado no Parque da Vila Germânica em 2015, aguardem.

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/4964/feira.aspx

Fonte | Assinatura: IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

Exibições: 152

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço