Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A FIT 0/16, principal feira de moda do setor infantil da América Latina, aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, paralelamente à Pueri Expo, focada no setor de puericultura. Foram apresentadas as principais tendências de moda para bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos, além de enxoval, decoração.

O segmento infantil vem investindo em tecidos nobres como o algodão Pima Peruano ou com fibras naturais e, toque macio, principalmente para os bebês. Macacões de manga curta ou longa surgem com estampas de bichos, como ursinhos, leão e girafa. Para os pequenos, entram também, tecidos com poliéster como o microtech, que não amassa, fácil de secar e super fresquinho e o linho, mais clássico. As cores e estampas são infinitas e vão de acordo com cada coleção.

Os vestidos ganham babados, camadas, detalhes de laços, aplicações de cerejinhas em crochê ou são trabalhados na laise, em opções super delicadas e cores como pink, azul céu, verde limão ou musgo. As estampas passeiam entre o xadrez vichy e a padronagem maior. Conheça as novidades de algumas marcas que estiveram presentes na FIT, com os lançamentos para o Verão 2026.

A Pibiti trabalha com tamanhos que vão do bebê ao 12, em peças de algodão, brim, linho, flamê e viscose. Destaque para as bermudas em sarja com cinto, camisas com listras ou xadrezes e cores como o off white, azul e rosa bebê. KRN Kids traz estampas exclusivas ou produzidas de acordo com a coleção de cada cliente. Há opções no animal print, florais e geométricos.

Flor de Menina é uma marca de Caruaru (PE) e produz peças para meninas, que vão do 2 ao 6, com destaque para os shortinhos em denim moletom com inúmeros detalhes como laços, cintos e aviamentos. Já a Kikarinho Moda Bebê traz as tendências para os menorzinhos como o macaquinho ou a camisa com manchas esbranquiçadas, além de calças e vestidos leves no denim raw com ranhuras.

A Leinad, de Caruaru (PE), que está há mais de 20 anos no mercado, aposta no infantil masculino de 0 a 16 anos, unindo conforto e estilo. Entre as novidades, estão as texturas diferentes e o jeans com elastano em shapes que passeiam entre a cargo, jogger, retas e skinnys. Os shorts ganham modelagens amplas e as bermudas surgem com elástico. Há ainda looks arrumadinhos em peças com linho e algodão e aspecto alfaiataria. As cores são neutras como o off white, caramelo, branco e preto, além do verde militar e marinho.

A Zangadinhos aposta no masculino com numeração que vai dos 6 meses até 18 anos. A marca, também de Caruaru, trabalha com tecidos que ganham toque suave como o algodão peletizado em peças com muita informação de moda, sem exageros, com uma lavanderia clean ou com marmorizados e descarregamento de cor. Os fits, queridinhos dos meninos são a jogger, cargo, reta e skinny, sempre com reguladores. Destaque ainda para as jardineiras em tons como o acinzentado, jaquetas com pontos de luz, camisas com pespontos contrastantes ou no 100% algodão, maleável. Os shorts, ora vêm com elástico na cintura e cordões, ora com aspecto de alfaiataria com o cós limpo.

Valentina Kids é uma marca de moda infantil feminina com tamanhos que vão do 4 ao 10 e, detalhes de aviamentos que chamam atenção pela criatividade. Pense em aplicações de corações, borboletas, pérolas no tom pink, marshmallow e até torta de morango. Brilhos e strass também fazem parte do mood decorativo e surgem em shortinhos com as barras desfiadas e cintos ornamentados e, algumas peças ganham bordados no próprio denim como o top em chambray. As jaquetinhas vêm com estampas de laços ou corações e mangas com babados ou com pregas e botões coloridos. Macaquinhos e jardineiras ganham desenhos ou aplicação de patches. Destaque para as tonalidades de rosa com manchas de sujinho, verde limão e o verde militar e para os lencinhos, cintos em tecidos ou cordas coloridas. Tudo com cara de infância num visual divertido e confortável.

Consumo e Tendências

Dentro da programação na Arena do Conhecimento, aconteceram diversas palestras sobre o segmento. Kátia Duarte do Blog Pop Pop abordou o tema: “Explore as tendências da moda infantil e torne-se um lojista de sucesso“, trazendo informações sobre as macrotendências que influenciam o mercado de moda, como alterações climáticas, puberdade precoce, moda circular, excesso de telas, entre outras.

Katia explicou sobre a diferença entre vender um produto e vender valor. “Quando você vende um produto, vende mais, porém tem menos lucro, em cima da peça. Quando vende valor, vende menos, mas tem mais lucro”, afirma Kátia que ainda abordou a importância de se comprar com planejamento nas feiras infantis, para não ter estoques parados.

Já as microtendências têm pouca duração, entram e acabam rapidamente, como fala Katia, é o “efeito manada“. Um exemplo é a trend “Sephora Kids“, onde as meninas se dedicam, cada vez mais, à skincare e produtos de beleza. Em contrapartida à essa referência, algumas marcas começaram a destacar em suas campanhas, o brincar livre, na natureza, entre outras atividades.

Katia traz também a febre do Bobbie Goods, caderno de pintar e a maleta com infinitas cores de canetinha, o Paper Squishy, feito de papel com enchimento e acessórios como chaveiros, pingentes, pulseirinhas e a valorização do aspecto artesanal com o crescimento do crochê; Já o personagem Labubu (vindo de uma série chamada “The Monsters”) que aparece aqui e lá fora, entre as celebrities, já está em uma collab com a Vans. Há ainda os tênis com referências à sapatilha de ballet e a moda “arrumadinha” com golas arredondadas, laços, rendas, pérolas, inspirada nos Doramas que ainda continuam fazendo sucesso. A mais recente novidade são os bebês reborns, queridinhos, não só das crianças, mas também de adultos que mostram nas redes sociais, as rotinas com seus “filhos”.

E, de modo concreto, o que temos de inspirações para o Verão 2026? Katia aponta alguns temas como o Garden, onde entram desde os florais até o mood picnic ou campestre, Náutico com as listras em looks urbanos ou num visual férias, Tutti Frutti, que reúne frutas como cerejas, laranja, morango, em diferentes versões.

A ideia é buscar inspiração na história que mais reflete sua coleção e adaptar para a sua marca, seja ela, moda festa, praia, street ou sportswear.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswea

https://guiajeanswear.com.br/noticias/feira-fit-0-16-traz-as-tenden...

Exibições: 17

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço