Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

No mundo da moda, alguma marca sempre está como alvo de críticas por alguma campanha mal interpretada ou pronunciamentos infelizes. Como amanhã, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher, resolvemos falar de uma campanha relacionada ao tema. O alvo de críticas desta semana foi a rede de fast-fashion Riachuelo, que pertence ao Grupo Guararapes.

    

A campanha lançada ontem pela rede, em homenagem ao Dia das Mulheres, exibia uma mulher negra vestindo e servindo uma mulher branca, centro das atenções e dos produtos. Com o tema “O Dia da Mulher Brasileira”, o vídeo de 30 segundos causou tanta polêmica nas redes sociais, que forçou a marca a retirá-lo do ar. As principais acusações foram de racismo.

Os consumidores, indignados, perguntavam por que apenas as mulheres brancas, jovens e ocidentais são homenageadas, enquanto a negra, além de não aparecer seu rosto no vídeo, apenas serve a mulher branca. Até a tarde de hoje, a Riachuelo ainda não havia se pronunciado sobre o assunto. Apesar de a Riachuelo ter tirado a propaganda do ar, outros internautas a salvaram e repostaram no Youtube. Clique aqui para ver o video. 

Assuntos relacionados ao preconceito e racismo, infelizmente, ainda são bastante pertinentes no mundo em que vivemos, principalmente dentro da moda. Muitas marcas utilizam apenas o padrão ocidental, jovem e, sem sua maioria, de etnia branca, para estrelar suas campanhas. Em uma rede de fast-fashion, que produz roupas para todos os tipos e estilos de mulher, talvez tenha deslizado na concretização desta campanha publicitária. Precisamos ficar atentos ao nosso público-alvo e ter certeza de que incluímos todos, sem discriminação de raça ou classe social.

   

O Profissão Moda deseja um Feliz Dia das Mulheres para todas as mulheres do mundo inteiro, mulheres batalhadoras, que sonham e não desistem fácil de alcançar seus objetivos. A imagem da mulher hoje deixou de ser apenas a “dona de casa” e passou a ser de uma mulher forte, determinada e decidida a garantir o seu sucesso, tanto pessoal quanto profissional. A mulher que vos escreve acredita piamente nisso e deseja a todas as leitoras muita alegria não só neste dia, mas o ano inteiro!

   

   

   

___________________________________

Matéria: Lorena Bezerra

http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/03/feliz-dia-das-mulh...

Exibições: 254

Responder esta

Respostas a este tópico

Assuntos relacionados ao preconceito e racismo, infelizmente, ainda são bastante pertinentes no mundo em que vivemos, principalmente dentro da moda.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço