Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vestidos e saias apresentam detalhe que virou febre depois do Oscar em 2012
Depois da repercussão do vestido da grife Versace usado por Angelina Jolie na premiação do Oscar em 2012, o detalhe da fenda, que mostrou de forma sensual a perna da atriz, virou figurinha carimbada nos vestidos desfilados nos tapetes vermelhos. Para a professora de História da Moda do Curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul (RS), Bernardete Venzon, a coleção de verão Versace de 1998/99 é perfeita para fazer uma analogia com os vestidos atuais das celebridades.
 
Os vestidos de festa, que estão presentes há séculos no vestuário, começaram a aparecer mais ajustados e com decotes a partir da década de 1920. "Após os decotes apresentados nos anos 1930, o ato de valorizar partes do corpo deixando-os à mostra desencadeou diferentes modas, inclusive o ato de utilizar fendas em vestidos, que começaria nos anos 1940, ganhando força nos anos 1950”, falou o coordenador master em Negócios e Varejo de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, Otávio Lima. Para Otávio, as fendas promovem a facilidade na mobilidade. “Logo, penso na modelagem mais ajustada da silhueta dos anos 1950, que volta a tona nos anos 1980, com os vestidos de Azedine Alaia”.

   

Os anos 1990 também trouxeram a fenda nas peças de Tom Ford que na época criava para a Gucci. “Ele apresentou vestidos que delineavam um corpo perfeito. Suas mulheres na passarela e na publicidade eram sexies, destacavam as curvas do corpo e mostravam as pernas em fendas profundas, decotes ousados e “janelas” que mostravam partes do corpo cuidadosamente  escolhidas para serem enfatizadas”, afirma a professora Bernadete.
 
Este tipo de modelo pode ser usado por todos os tipos de mulheres desde que se sintam confortáveis, conforme recomenda a consultora de estilo e moda, Danyla Borobia. “O bacana é que ficam ótimos em pessoas baixas, pois as fendas criam um efeito vertical que dão a sensação de silhueta alongada, porém é importante tomar cuidado onde a fenda começa, pois se ela começa no quadril, e isso for muito marcado, pode dar a sensação de silhueta achatada. O melhor é que ela comece sem ser notada (nada marcando) ou na altura cintura. E para não achatar a silhueta é importante que o decote e a fenda estejam na mesma direção”. O coordenador Otávio ressalta também que o uso do vestido com fenda requer ainda mais cuidados. "A usuária deverá cuidar para que suas pernas estejam em dia, sem manchas e varizes aparecendo. O uso de meias cor da pele pode ajudar, mas não deve ser usadas com sandálias abertas”, recomenda ele.  
 
O uso da fenda vem aparecendo há algumas temporadas, conforme mostram as pesquisas da UseFashion. Independentemente da temporada, o detalhe traz para peça uma mistura de sensualidade e elegância, o que confirma  o comportamento* do culto ao corpo, na qual se procura valorizar determinadas partes através de fendas, decotes, recortes, vazados, entre outras opções. A fenda também é apontada como tendência de inverno 2015* em sheath dress, vestidos de comprimento médio e saias. 

  

http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=123389

Exibições: 234

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço