Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fendi: alta costura chique, sensual e minimalista para uma mulher cósmica

Com as suas silhuetas sóbrias, justas e estritamente monocromáticas, a Fendi apresentou na quinta-feira, 25 de janeiro, uma coleção muito chique. Para as suas novas propostas de alta costura para a primavera-verão 2024, o diretor artístico Kim Jones, que também supervisiona o prêt-à-porter feminino, além das coleções masculinas da Dior, dá continuidade à veia minimalista iniciada na estação passada. Imagina mulheres sensuais com um toque futurista, destacando trabalhos incríveis de texturas.




Fendi, Primavera-Verão 2024 - ©Launchmetrics/spotlight

 
O guarda-roupa abre com looks totalmente pretos ou brancos com elegância minimalista e muita simplicidade. Vestidos sem alças que caem a direito até aos joelhos, vestidos justos tricotados de malha ultrafina misturada com fios de caxemira e vicunha, casacos masculinos em lã. Conjuntos de top e saia em pele de crocodilo, material também utilizado na confeção de pequenos casacos e casacos compridos.
 
Esta austeridade é abalada por um toque sexy inserido aqui e ali. Por exemplo, através das túnicas vestais cortadas a partir de um véu transparente ou gazar de seda, ou através de jogos de amarrar que evocam a arte do shibari (arte erótica japonesa, que envolve técnicas de amarração) com faixas que cobrem o peito, enquanto envolvem o pescoço e os ombros.

Efeitos flutuantes e cintilantes também trazem energia magnética ao conjunto com saias brilhantes, feitas de franjas metálicas salpicadas de lantejoulas. As decorações de guirlandas adornam os antebraços de luvas com glamour e certas bolsas.
 
Um incrível trabalho de pesquisa em texturas está a ser realizado, onde a maison romana do grupo LVMH parece ter transposto essas refinadas técnicas artesanais desenvolvidas em peles, o seu core business original. Assim, as franjas de um fio que é ao mesmo tempo sedoso e rígido lembram pele feita de cabelo prateado num casaco longo ou cabelo castanho num casaco volumoso. As franjas em forma de penas extra leves bordadas à mão movem-se de maneira sinuosa, como em certas pelisses, em saias cor de bronze ou num vestido longo azul esverdeado.
 


Fendi, Primavera-Verão 2024 - ©Launchmetrics/spotlight

 
O espírito galáctico é sublinhado por óculos futuristas muito leves e uma série de trajes prateados cintilantes. Do vestido assimétrico oferecido em degradé do branco ao preto, adornado com uma constelação de cristais, aos vestidos de malha que abraçam o corpo, passando pelo traje de sereia todo em escamas refletivas e até a um traje em conchas para embarcar num autocarro espacial mergulhado em prata.

No final do desfile, Kim Jones, cujo futuro parece ameaçado dentro da maison Fendi, foi cumprimentado com brevidade. Na primeira fila deste desfile, que se realizou mais uma vez no Palais Brongniart, destacamos, entre outros, a atriz Adèle Exarchopoulos, bem como um conjunto de líderes do grupo de luxo, como o CEO da Fendi, Serge Brunschwig, Michaël Burke, que agora dirige a divisão de moda da LVMH, e o seu antecessor Sidney Toledano.

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço