Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fendi celebra workwear de alta gama na nova fábrica eco-friendly

Silvia Fendi levou a sua mais recente coleção de menswear  para um novo destino na noite de quinta-feira (15 de junho): a nova fábrica eco-friendly da marca localizada numa bucólica encosta da Toscana a norte de Florença. De seguida, celebrou com centenas de trabalhadores que fizeram uma enorme reverência em conjunto no final.

Fendi - Primavera-Verão2024 - Menswear - Itália - Florença - © ImaxTree


A mistura de vestuário de trabalho de alta gama, artesanato astuto e trocadilhos visuais inteligentes, foi a forma simpática de revelar uma coleção que se baseou na maquinaria e nas competências artesanais presentes na fábrica.
 
"Hoje em dia, há um grande desejo de maior transparência, por isso, trazer as pessoas para dentro da nossa fábrica para verem como as coisas são feitas e quais os materiais que usamos pareceu-me muito acertado", explicou Silvia, num cocktail no jardim após o desfile.

Numa passerelle que se estendia por entre máquinas de costura e tecnologia CAD/CAM para microcorte de couro, o desfile abriu com casacos de trabalho em linho fino e clusters em pele crua. Muitos looks foram rematados por bolsas de couro resistente, quer para carpinteiros, canalizadores ou jardineiros. Todos os modelos traziam uma bolsa e, se não tinham, usavam uma mini-mala ou avental.
 
Silvia fez muitos trocadilhos visuais espirituosos – desde sacos de couro para transportar quatro chávenas de café recicláveis até um casaco de Vison com as mesmas riscas bege e brancas de um cluster tricotado de pele. 
 
Para as noites quentes, quase uma dúzia de camisas ou kurtas em algodão às riscas ou em popeline mate, a mid-skin; acabadas sem mangas; com golas em forma de asa. E mesmo que a coleção se inspirasse no workwear, as camisas de seda com estampados de martelos, chaves de fendas, chaves inglesas e alicates pareciam ser ótimos looks de festa. No entanto, o coração comercial da questão foram os casacos camisa em pele de bezerro incrivelmente macia, blazers de rena cosidos em sela ou um brilhante caftan de camurça em que estavam impressas as medidas exatas de uma amostra de padrão.
 
Um jardim com olivais e plantas perfumadas foi construído no topo da fábrica, para melhor conservar a energia e se misturar com o ambiente. Ao longo de toda a fábrica existem jardins interiores, que acrescentam belas vistas e garantem mais luz natural para os artesãos no interior.


 

Fendi - Primavera-Verão2024 - Menswear - Itália - Florença - © ImaxTree

 
Após o show, os convidados desfrutaram de prosecco local, ovos ligeiramente cozidos nos quais foi colocado molho béchamel, pequenos pratos de espargos e pequenos frascos de tomate, enquanto que o sol se punha sobre a fábrica – localizada em Capannuccia.
 
Há um dia, o diretor executivo da Fendi, Serge Brunschwig, aceitou oficialmente a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Platinum para a fábrica, um importante Imprimatur ambiental.
 
A fábrica com cerca de 14 mil metros quadrados foi concebida pelo estúdio de arquitetura milanês Piuarch, em colaboração com o paisagista Antonio Perazzi. O espaço também sublinha o compromisso da LVMH, o gigantesco conglomerado de luxo que controla a Fendi, em aprofundar as suas raízes italianas.
 
"Esta será a nossa fábrica principal em Itália. O centro de produção da Fendi para bolsas, artigos de couro e desenvolvimento de produtos. É uma declaração importante do quanto acreditamos em Itália", sublinhou Brunschwig. O diretor executivo da Fendi vive em Roma, onde a marca nasceu e tem a sua sede. Mantém-se em forma com passeios regulares nas montanhas Colli Albani e Apeninos em bicicletas Pinarello de alto desempenho.
 
No cargo desde fevereiro de 2018, a Fendi tem registado um rápido crescimento sob a liderança de Brunschwig, ultrapassando o volume de negócios anual de dois mil milhões de euros, liderado por um negócio em expansão na China. De facto, nenhuma marca de luxo ostenta atualmente uma percentagem tão elevada de clientes chineses como a Fendi. Dezenas deles passeavam-se pelo jardim, tirando fotografias para as redes sociais ao pôr do sol, enquanto que a planta em baixo cantarolava silenciosamente.
 
Notavelmente, esta fábrica de Capannuccia é a primeira de artigos de couro do sector do luxo a receber a certificação LEED Platinum, obtendo a pontuação máxima de 110. A certificação já está pendurada na entrada principal e até serviu de pano de fundo para este desfile de primavera-verão 2024.
 
"Penso que se vamos trabalhar numa fábrica, esta é aquela em que sonhamos acabar", comentou Carlo Capasa, presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), o órgão que rege a moda em Itália.

https://pt.fashionnetwork.com/news/Fendi-celebra-workwear-de-alta-g...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 24

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço