São 41 expositores confirmados, 28 aulas e oficinas que ensinam diversas técnicas e linguagens das manualidades, vivências demonstrativas, exposições, rodas de conversas e visita guiada.
O Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil -, idealizado por Janaina Machado, ganha corpo e espaço nessa 12º edição. Até o dia 03 de maio, das 11h às 18h, o evento abre as portas no SESC Cacupé, onde concentra boa parte da ampla programação composta pela feira de expositores com 41 marcas confirmadas para quem aprecia trabalhos tecidos à mão e também para artesãs e artesãos que buscam insumos para suas produções. A entrada é gratuita.
No local, os visitantes ainda poderão conferir as obras premiadas no Concurso de Quilts, Arte Têxtil e Bonecas de Pano 2025, uma tradição do festival que reconhece e valoriza os trabalhos do rico universo das manualidades.
A agenda oferece aulas e oficinas para quem deseja aprender ou se aprimorar nos fazeres artísticos. Vivências presenciais que ensinam processos de construção de projetos, rodas de conversas e muita troca de experiências. Segundo Janaina, o festival é um espaço vivo de conexão e fomento ao fazer manual, que tem como objetivo aproximar o público em geral da produção de arte têxtil.
A criançada não fica de fora e terá a oportunidade de experimentar a criação com a imaginação solta. No dia 01 de maio, das 11h às 12h, ocorrerá a Oficina de Bonecas/os para crianças. São 10 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever uma hora antes da aula. No dia 03 de maio, no mesmo horário, acontecerá a Oficina Grampinho Rosinhas da Tilda, com o mesmo número de vagas e ordem de inscrição. Ambas totalmente gratuitas.
Se não bastante a ampla agenda no SESC Cacupé, o festival se estende para mais quatro pontos da cidade com exposições imperdíveis que revelam a delicadeza dos fazeres manuais. No Passeio Cultural Primavera, até 06 de maio, volta à programação do festival a Las Balconadas.
Com curadoria de Sandra Makowiecky, a tradição das balconadas é a de pendurar obras de arte em casas e edifícios ao ar livre. A mostra segue o costume desse movimento artístico, no qual obras têxteis são suspensas em fachadas de casas e edifícios, interagindo com o espaço urbano e o olhar do público. As obras, de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, foram criadas por artistas de diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Guatemala, Espanha e Brasil.
A programação completa do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil – pode ser conferida no site.
https://scc10.com.br/cotidiano/festival-de-patchwork-arte-textil-mo...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por