Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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A empresa japonesa Spiber instalou no ano passado uma fábrica na Tailândia que terá capacidade para produzir 5 milhões de toneladas de polímeros proteicos, obtidos por fermentação de biomassa. Embora a empresa pretenda, a curto prazo, produzir polímeros nos Estados Unidos, o seu material inovador está no centro de uma linha e de uma loja pop-up em Londres da marca de outdoor Goldwin.




A capsule Goldwin incorporando os polímeros Spiber para outono-inverno 2023/24 - Goldwin


Em busca de materiais responsáveis, a marca japonesa pretende aumentar a participação de “Brewed Protein” nas suas coleções para 10% até 2030. A parceria de investigação iniciada há oito anos entre Spiber e Goldwin já tinha produzido T-shirts, casacos e camisolas, mas em quantidades reduzidas pelas capacidades iniciais de produção deste material.

“O nosso processo é muito próximo do fabrico de cerveja, com um sistema de barris semelhante”, explica Kenji Higashi, representante da Spiber Europe e diretor de Sustentabilidade da Spiber, à FashionNetwork.com. “Estudámos o ADN de milhares de elementos naturais, para identificar quais dão este ou aquele tipo de polímeros uma vez postos em contacto com as bactérias que desenvolvemos para esta transformação.”

Se a Spiber nasceu com a ideia de produzir uma alternativa à seda de aranha, para obter roupas leves mas resistentes, o processo acaba por ser mais versátil do que se esperava. O especialista indica assim que pode obter fibras fiadas proporcionando uma suavidade próxima da caxemira, ou oferecendo propriedades térmicas e respiráveis ​​próximas da lã. Os materiais obtidos também podem ser possíveis alternativas à pele e ao couro, sem passar por criação.


A fábrica tailandesa Spiber trabalha atualmente com biomassa de cana-de-açúcar - Spiber


A fábrica tailandesa Spiber trabalha atualmente com biomassa de cana-de-açúcar, cultura muito difundida na região. “O nosso objetivo é afastarmo-nos rapidamente disso, porque essa cultura exige muita terra, água e produtos químicos, para trabalhar apenas com resíduos agrícolas”, explica Kenji Higashi, que destaca que os polímeros obtidos na Tailândia são enviados agora para o Japão vão girar.

Este site tailandês seria apenas um passo antes de uma unidade muito maior em preparação em Iowa, nos Estados Unidos, no site do grupo agrícola ADM com o qual a Spiber iniciou uma parceria em 2020. O suficiente para abrir o acesso a coprodutos do indústria local de milho, com quantidades de produtos muito superiores às implantadas na Tailândia. A data de lançamento deste futuro site ainda não foi determinada.

Entretanto, para marcar a mudança para uma nova escala da tecnologia Spiber, a Goldwin está a oferecer uma loja pop-up em Londres nos dias 29 e 30 de setembro. A oportunidade de apresentar peças da coleção para o outono-inverno 2023/24 com recurso a esta tecnologia, como um casaco (1.500 euros), um casaco impermeável (1.200 euros) e calças cónicas (700 euros). A estes junta-se um casaco de ganga (800 euros), onde a presença de 4% de proteínas mexidas transforma o toque.



A "Moon Parka" da The North Face integra os materiais Spiber - The North Face


Com 300 colaboradores, a empresa Spiber já se tinha destacado pelas colaborações com as marcas Pangaia, Yuima Nakazato e sobretudo The North Face, com a qual foi produzido um casaco outdoor “Moon Parka” em 2015, antes de regressar com uma forma melhorada no final de 2019.

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Matthieu Guinebault

https://pt.fashionnetwork.com/news/Fibra-proteica-spiber-chega-a-pr...

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