Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fibra têxtil à base de gelatina animal é desenvolvida na Suíça

Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Zurique (EPFZ) desenvolveram fibras têxteis, de qualidade comparável às da lã de merino, fabricadas com gelatina animal, extraída dos cadáveres dos animais.

Em comunicado, a EPFZ informou que as luvas feitas com fibras à base de gelatina animal são muito comparáveis às confeccionadas com lã de merino.

A única diferença é que a fibra fabricada com a gelatina não resiste tão bem à água como a lã de merino.

A gelatina é uma substância biodegradável, que se compõe de fibras ultrafinas, lisas em sua superfície e com um brilho que lembra a seda.

A gelatina é produzida à base de colágeno, principal componente da pele, dos ossos e dos tendões. O material que sobra nos matadouros contêm grandes quantidades de gelatina.

Em suas pesquisas, o cientista Philipp Stossel descobriu que a gelatina formava uma massa quando se misturava a um dissolvente, o que permitia tecer sem dificuldade.

O principal inconveniente da gelatina é que ela se dissolve no contato com a água, e os trabalhos do pesquisador se centram agora na impermeabilidade dos fios através de vários tratamentos.

Há dois anos apresentou uma patente, e o investigador espera encontrar um parceiro industrial para começar a produção em massa.

FONTE: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/07/fibra-textil-a...

Exibições: 267

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço