Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

A ficha técnica de moda é uma ferramenta importante para todo o processo do vestuário e principalmente para o modelista.

Como o próprio nome já diz se trata de uma ficha, a qual contém todas as informações técnicas necessárias do produto a ser desenvolvido. Esse documento acompanha a peça da modelagem até o final da linha de produção, sendo acrescentadas as informações necessárias durante o processo. Cada indústria elabora uma ficha técnica de moda que melhor se adeque à produção.

A ficha deve conter: desenho técnico, especificações necessárias para execução da modelagem, nome ou n° de referência do modelo, data e estação a que pertence (inverno, verão, etc), descrição, amostra, cores e fabricante do tecido, metragem necessária para a confecção da peça piloto, grade de tamanhos , aviamentos utilizados, tempo gasto para a confecção da peça piloto (corte, costura, fechamento, acabadoria, passadoria, e demais envolvidos na produção).

Para o modelista é necessário que o desenho técnico seja de fácil interpretação contendo frente, costas e lateral do produto; detalhes diferenciados, quando muito pequenos, exigem ênfase para melhor visualização; descrição de informações essenciais para a execução. Além dessas informações, ainda é de extrema importância a amostra do tecido no qual o produto será desenvolvido, facilitando assim que o modelista sinta o toque, a leveza, o caimento, auxiliando-o na hora de idealizar o projeto.

Livro Desenho técnico de roupa feminina – Adriana Sampaio Leite e Marta Delgado Velloso/ Reprodução


Por Grazieli Pires
Professora do SENAI - Cianorte -PR
MBA em Design de Moda

Exibições: 6180

Responder esta

Respostas a este tópico

Para o modelista é necessário que o desenho técnico seja de fácil interpretação .

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço